Região
Homem é preso por maus-tratos a animais, ameaça e desacato em Estância Velha
Um homem, conhecido como morador em situação de rua no bairro Rincão dos Ilhéus, foi preso na manhã desta terça-feira (3) em Estância Velha pelos crimes de maus-tratos a animais, ameaça e desacato. A ocorrência é mais um desdobramento da situação envolvendo o casal que, há meses, vinha gerando preocupação e transtornos à comunidade local.
Segundo informações, por volta das 11h40, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada até a Secretaria de Desenvolvimento Social do município. No local, o homem, visivelmente embriagado, ameaçava funcionários e afirmava que entraria à força no prédio caso não recebesse informações.
O motivo da confusão seria a busca por informações sobre a companheira, que foi recentemente internada por determinação judicial, em razão do grave estado de saúde e do uso constante de álcool. Desde a internação, o homem passou a procurar diversos órgãos públicos, como postos de saúde e setores da assistência social, tentando descobrir o paradeiro da mulher.
AMEAÇA E PRISÃO
Nesta terça-feira, no entanto, a situação se agravou. O indivíduo entrou na Secretaria de Desenvolvimento Social e passou a ameaçar os servidores, dizendo que invadiria o espaço. Diante do risco, a GCM foi acionada e efetuou a prisão ainda no local.
O secretário de Segurança Pública, Oseias Vieira, e o coordenador da Defesa Civil, Kairo Campos, participaram da ação, já que estavam nas proximidades e se deslocaram junto à equipe da GCM para prestar apoio.
Após a prisão, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional. Ele permanecerá à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.
A mulher segue internada, em processo de recuperação, e, conforme relatos, demonstra satisfação e gratidão pela melhora em sua condição de vida.
O Secretário Oseias Vieira, enfatiza a situação do casal. “Esse casal é objeto de inúmeras denúncias as forças de segurança pública. Diariamente a GCM recebe reclamações pelas ameaças, gritarias, brigas e atos obscenos deles dois. Após muito esforço, conseguimos internar a parte feminina, devido ao seu estado mental, físico e de saúde. O homem, porém, continuou a perturbar a comunidade, e hoje, tentou invadir a sede da secretaria para saber onde estava a companheira. Além disso, com a chegada da GCM, foi constatado com o homem um gato e um cachorro em situação de maus tratos, sem alimentação ou agua e ainda amarrados fortemente pelo pescoço sem espaço para movimentação, o que foi atestado pela nossa veterinária, permitindo a GCM realizar a prisão também por esse crime”, finalizou Oseias.