Região
Homem que apanhou de nove no Ano Novo em São José do Hortêncio é iraniano
Por Cândido Nascimento
São José do Hortêncio – Chama-se Vahid e é iraniano, o morador que apanhou de nove pessoas, entre homens e mulheres, na Rua 44, ou Avenida do Parque, na esquina com a rua “E”, próximo a uma igreja, por volta das 4 horas da manhã de quinta-feira, 1º de janeiro de 2026. A festa da Virada terminou por volta das 2h30 da madrugada. Os motivos da agressão e os autores estão sendo investigados pela Polícia Civil, e pode ser configurado como “xenofobia”. O agredido, com idade entre 45 e 50 anos, foi socorrido por um caminhoneiro, que mora próximo ao local dos fatos.
A vítima sofreu vários hematomas na cabeça, na orelha e nos olhos, além de ter várias escoriações pelos braços com os ferimentos. Num primeiro momento, o homem quis ir para casa. Ainda na manhã do dia 1º, o comandante Gelson Miranda, dos Bombeiros Voluntários de São José do Hortêncio e uma equipe do posto de saúde, a pedido da prefeita Ester Dill Koch, foram até a residência da vítima para convencê-la a ir ao Hospital de Ivoti. Pela gravidade dos ferimentos Vahid foi encaminhado primeiramente ao Hospital das Clínicas, e depois ao Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
NOTA DE REPÚDIO
Em Nota, devido à covardia das agressões múltiplas, praticadas em grupo, a Prefeitura de São José do Hortêncio manifestou “veemente repúdio e profunda indignação” diante do ocorrido e informou que segue prestando apoio à vítima e aos familiares. A Administração Municipal também destacou que o caso está sendo apurado pelos órgãos de segurança competentes, nos quais afirmou confiar para a completa elucidação dos fatos.
“A violência não encontra espaço em nossa comunidade. São José do Hortêncio é uma cidade construída sobre valores de respeito, convivência e solidariedade”, afirma o comunicado, que reforça o compromisso do município com a paz, a justiça, a segurança e a dignidade humana.
O homem agredido permanece internado sob cuidados médicos e monitoramento constante. A Prefeitura informa que segue prestando todo o apoio necessário à vítima e a seus familiares, acompanhando atentamente o caso. Os fatos estão sendo devidamente apurados pelos órgãos de segurança.
Ainda segundo a nota: “Reafirmamos, de forma categórica, que a violência não encontra espaço em nossa comunidade. São José do Hortêncio é uma cidade construída sobre valores de respeito, convivência e solidariedade, e qualquer ato que atente contra a integridade física e a dignidade humana é absolutamente inaceitável. Seguiremos firmes na defesa da paz, da justiça, da segurança e da harmonia entre todos”.
