Região

HORA DO RECOMEÇO: Wirth mobiliza seis equipes para limpeza em São Sebastião do Caí

19/05/2024 - 15h04min

Atualizada em 19/05/2024 - 15h10min

Equipes trabalharam na limpeza de um dos bairros fortemente atingido (FOTO: Paulo Cezar Gehrke)

Profissionais das brigadas de emergência atuaram em Vila Rica

Por Cleiton Zimer

No sábado (18), profissionais das brigadas de emergência de seis unidades da Calçados Wirth se uniram em um mutirão para limpar residências, Posto de Saúde e Farmácia Pública de São Sebastião do Caí.

No total 48 pessoas participaram, sendo da Matriz e filial 6 de Dois Irmãos, das filiais 1 e 2 de Santa Maria do Herval, 2 de Morro Reuter Centro e 3 de Walachai.

A equipe saiu cedo, se dividiu em grupos e passou o dia no bairro Vila Rica, tirando lama, entulhos, o que restou.

Tem uma agente comunitária que pegou a primeira enchente, não conseguiu nem tirar porque é sozinha, e agora entrou pela segunda vez” disse Paulo Cezar Gehrke, o Paulinho, técnico em segurança do trabalho.

Uma terra arrasada

Paulinho relatou o que viu. Descreveu o lugar como uma terra arrasada. Muitas pessoas já não querem mais voltar para suas casas pois o último episódio foi o segundo em poucos meses.

Quando deu a primeira muitos já não quiseram mais, colocaram à venda. Têm bastante imóveis com a placa de ‘vende-se’. Outros, com a segunda, agora também. Muitas casas fechadas, com cadeiras, estofados em cima dos telhados. Foi terrível, é uma terra que está arrasada.”

Quem ficou conta com a solidariedade

Quem ficou na cidade conta com a solidariedade para tentar recomeçar. “As pessoas estão agradecendo tudo o que está vindo de doações, limpeza, alimentos”, conta Paulinho. Segundo ele, enquanto estavam lá vieram pessoas de outras regiões trazendo de roupas, cobertores e marmitas.

Uma moradora agradeceu: A gente é amor, e juntos a gente consegue ir muito longe.

VEJA VÍDEOS:

Copyright© 2020 - Grupo o Diário