Conecte-se conosco

Região

Hortêncio: polícia já identificou possíveis envolvidos em furtos

26/06/2025 - 19h59min

Atualizada em 09/07/2025 - 12h16min

Por  Geison Concencia

Hortêncio – A Brigada Militar e a Polícia Civil seguem no encalço de uma quadrilha possivelmente envolvida na sequência de furtos registrados no município nas últimas duas semanas. O mais recente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (26). O crime foi praticado em um galpão situado em frente à oficina Spindler, na esquina de acesso ao Orquidário.

Segundo relato da vítima, os criminosos arrombaram o portão do galpão e empurraram as duas motos para fora. “Quebraram o portãozinho aqui do galpão e saíram andando com as duas”, declarou o proprietário.

Os veículos subtraídos são uma Honda CRF e uma Honda Bros placa IXM-2408. O furto foi percebido ao amanhecer, quando a vítima acionou a polícia, que passou a realizar buscas na região.

Esse episódio ocorreu treze dias depois de outra ocorrência com o mesmo modus operandi. Na tarde de uma sexta-feira, duas residências próximas ao Ginásio Municipal foram arrombadas. Na primeira tentativa, os invasores nada levaram, pois o imóvel — possivelmente recém-construído — ainda estava vazio. No segundo arrombamento, entretanto, foram levados eletrônicos, dinheiro e joias que, até o momento, não foram recuperados.

 

BM e Polícia Civil no encalço dos criminosos

Capitão Michael

O capitão Michael, do 27º BPM, informou que a BM foi acionada na manhã desta quinta-feira (26), por volta da 1 h, para atender ao furto das motocicletas em São José do Hortêncio. A partir daí, as guarnições iniciaram buscas nas redondezas e recorreram ao videomonitoramento para colher informações.

“Foi constatado que os criminosos se evadiram da área de Hortêncio na mesma madrugada. De posse dos dados, já foi possível identificar alguns dos autores. A BM e a Polícia Civil, com base nessas informações, estão diuturnamente trabalhando para elucidar o modus operandi da quadrilha e responsabilizar os envolvidos”, destacou.

Michael acrescentou que a BM, por meio do 27º BPM, mantém ações ostensivas de fiscalização e presença ostensiva em São José do Hortêncio, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança da comunidade.

Cercamento eletrônico

Reunião da prefeita e vice com o comando do 27º BPM no início do mês (FOTO: Divulgação PMSJH

Cercamento eletrônico é aposta para mudar o patamar de segurança de São José do Hortêncio. No início do mês, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Caí (CRPO-VC), coronel Ailton Pereira Azevedo, e o comandante do 27° Batalhão de Polícia Militar, Major Ricardo Machado da Silva, realizaram uma visita institucional ao gabinete da prefeita de São José do Hortêncio, Ester Elisa Dill Koch. Ela se fez acompanhada pelo vice-prefeito José Maurício Heck.

Durante o encontro, foram tratadas pautas relacionadas à segurança pública no município, com destaque para o fortalecimento da parceria entre a Brigada Militar e o poder público local. Um dos temas centrais da conversa foi o cercamento eletrônico, implantado em 2024 no município e que ajuda na prevenção de crimes.

A prefeita Ester reforçou o compromisso do Executivo Municipal com ações que garantam mais segurança à comunidade. “Nosso governo está sempre disposto a colaborar com as forças de segurança. A presença da Brigada Militar é fundamental para o bem-estar da nossa população”, destacou.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.