Região
Hospital de Ivoti será referência regional em cirurgias com apoio da AMVAG
Serão possibilitadas 30 cirurgias e 120 consultas por mês no Hospital São José
Ivoti – O Hospital São José, de Ivoti, assinou contrato com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que permitirá o repasse de R$ 76.587,80 para a implantação do Ambulatório de Cirurgia Geral, por meio do Programa Assistir -SUS Gaúcho-Novos Ambulatórios.
EMPENHO
Segundo o prefeito Gaspar Behne, que presidiu a Associação dos Municípios do Vale Germânico, a entidade teve como foco a Saúde, empenhando-se para que vários hospitais da região já receberam vários recursos através do Avançar RS e SUS Gaúcho, entre outros, para desafogar os hospitais, inclusive Portão e Novo Hamburgo.
“Se confirmou o recurso para Ivoti. Tive uma reunião com o diretor do hospital no Governo do Estado e esse benefício se confirmou, em 30 cirurgias por mês e 120 consultas. Temos que trabalhar pela nossa população da região. Ivoti tem o convênio, tem referência”, assinala Gaspar.
O diretor Administrativo do hospital de Ivoti, Rodrigo Pérez, enfatiza que o recurso possibilitará a ampliação e a qualificação do atendimento ambulatorial em cirurgia geral, viabilizando que o Hospital São José se torne referência regional em procedimentos eletivos de cirurgia geral para todos os municípios da 7ª Região de Saúde, com exceção de Campo Bom, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga.
Com a implantação do novo ambulatório, a instituição passará a ofertar 120 consultas especializadas e 30 cirurgias eletivas por mês, reguladas via GERCON, garantindo maior acesso da população da região aos serviços pelo SUS e contribuindo para a redução das filas de espera.
Até então, esses procedimentos eram financiados diretamente pelos Municípios, gerando custos adicionais aos orçamentos municipais. Com o novo modelo, o financiamento passa a ser realizado pelo Estado, permitindo que os Municípios possam direcionar seus recursos para outras prioridades da área da Saúde.
