Região

Hunsrück cria cerveja especial pelos 200 anos da Imigração Alemã

06/07/2024 - 06h01min

Atualizada em 06/07/2024 - 08h23min

Pilsen German Cristal foi criada em parceria com cervejaria da região do Hunsrück, na Alemanha DI 200 ANOS HUNSRUCK

Cerveja, criada com a Kirner da Alemanha, estará à venda a partir do dia 8

Mauri M.T.Dandel

Dois Irmãos – Pensando nos preparativos e numa forma de marcar os 200 anos da imigração alemã no Brasil, a cervejaria Hunsrück tinha o desejo e o desafio de criar uma cerveja especial. Mas, não qualquer cerveja, por isso, a equipe Hunsrück queria criar uma cerveja que nascesse já reconhecida e premiada, uma cerveja na qual o estilo já seja muito consumido na região (Encosta da Serra) e também na Alemanha.
Durante muito tempo, a equipe da cervejaria buscou aperfeiçoar suas cervejas da família Lager, em especial a Pilsen Cristal, mas sem ainda alcançar reconhecimento em um grande concurso. A Pilsen Cristal é uma cerveja da família Lager, do estilo American Light Lager, leve, refrescante, com amargor baixo e agradável e aroma discreto do puro malte e lúpulos nobres alemães.
Então, o primeiro passo foi criar um elo com as origens e nada mais autêntico do que estreitar laços, com uma cervejaria alemã, localizada no coração da região do Hunsrück, na Alemanha. A partir disso, a equipe da Hunsrück começou uma amizade com o cervejeiro e os amigos da cervejaria Kirner Privat Brauerei.

HÁ 9 MESES

O projeto iniciou há cerca de 9 meses e Uirá Müller, da comunicação da Hunsrück, buscou a troca de ideias e de conhecimento, até a elaboração de uma receita que tomou forma. “Ao elaborar a receita especial desta Lager daqui, falamos sobre a cerveja mais consumida na região do Hunsrück com os amigos da Kirner. Lá, a Pilsen tem um amargor mais alto e marcante, o que é muito desejado numa Lager, mas o oposto do que consumimos por aqui”, destacou, ressaltando que a troca de e-mails, até a criação de uma receita com dicas e adaptações para o clima e gosto do Rio Grande do Sul.

Desafio levou o diretor para a Alemanha, a fim de visitar a cervejaria de lá

Esta troca de conhecimento levou o diretor da cervejaria Hunsrück, Miguel Engelmann, para visitar Kirner, na Alemanha, onde conversou com o mestre cervejeiro Torsten Beck e conheceu a estrutura e a produção da Kirner Privat Brauerei. “A recepção foi muito boa. Nos abriram as portas da cervejaria para conhecer todos os detalhes e a forma de produção deles por lá”.
Após algumas brasssagens, testes e ajustes finos na receita da cerveja, chegou-se a um resultado que agradou a todos da cervejaria de Dois Irmãos. Assim, nasceu uma cerveja produzida com uma combinação de maltes alemães, lúpulos nobres alemães e levedura alemã, que resultou numa Pilsen muito saborosa.

CERVEJA PREMIADA

Esta cerveja foi então posta à prova pela Cervejaria Hunsrück no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, que está em os 3 maiores concursos cervejeiros independentes do mundo. Em março deste ano o concurso foi realizado, e mais de 4.100 amostra de 567 cervejarias foram avaliadas. E o resultado não poderia ser outro: a cerveja batizada com o nome de Pilsen German Cristal foi premida com prata, levando nota comercial de 93 pontos (escala até 100). Com isso, o trabalho e dedicação de muitos anos da cervejaria foi recompensado com o reconhecimento do 2º lugar no estilo de cerveja American Light Lager, um dos estilos mais disputados no país.

1.000 GARRAFAS A VENDA

“Nossa ideia de ter uma lager premiada para homenagear o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil estava se tornando realidade”, definiu, Uirá. Então, a cerveja foi novamente produzida pela Hunsrück em junho com um lote maior e foi criado um rótulo especial para 1.000 garrafas, com o nome alusivo a data comemorativa: 200 anos – Pilsen German Cristal, que já está disponível em garrafas de 500ml exclusivamente na loja da fábrica da cervejaria, em Dois Irmãos, a partir da semana que vem. “Fazemos cerveja. Nosso dia a dia é cerveja. E fazer esta cerveja foi a nossa forma de homenagear nossos antepassados”, comemorou Miguel.

 

 

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário