Conecte-se conosco

Região

Impasse no pagamento do aluguel leva ao fechamento da agência dos Correios de Ivoti

17/10/2025 - 11h56min

Foto: Érick Maia

A Agência dos Correios de Ivoti será fechada, informação que pegou de surpresa tanto a comunidade quanto os funcionários. Segundo aviso afixado na unidade, o fechamento é provisório, mas, até o momento, não há previsão de retorno das atividades no município. Enquanto isso, os serviços de atendimento ao público, retirada de encomendas e acesso a caixas postais estão sendo realizados na Agência dos Correios de Estância Velha, localizada na Rua Portão, 441, no Centro.

O fechamento, segundo informações, estaria relacionado a um impasse contratual envolvendo o atraso do pagamento de aluguel do prédio onde funcionava a agência. A situação gera apreensão entre trabalhadores e moradores de Ivoti, que agora precisarão se deslocar até a cidade vizinha para acessar os serviços postais.

PROBLEMAS ESTRUTURAIS NO ESTADO E ORDEM DE DESPEJO

De acordo com Carlos Alberto Duarte, trabalhador dos Correios há 39 anos e representante do movimento Ativismo Sindical Trabalhador de Correio do Rio Grande do Sul, o caso de Ivoti reflete um problema mais amplo na empresa. “Os Correios estão com esse problema todo que está sendo anunciado, problemas financeiros e tudo mais. Então aqui no Sul tem mais de 40 prédios dos Correios que atendem os municípios que estão com ordem de despejo e começando a cair”, afirmou Duarte.

Ele explica que a situação em Ivoti teria se agravado devido a um problema contratual com o proprietário do imóvel. “Durante a manhã recebi uma denúncia dos funcionários de Ivoti, que estavam sendo despejados, teriam que desmontar as coisas e sair do município. Porque o dono do prédio cobrou e vem discutindo com os Correios os atrasos de aluguéis e não quer mais trabalhar com a empresa. Os Correios estão devendo R$ 13 mil e alguma coisa, que se comprometeram a pagar, só que ele não quer mais.”

O sindicalista também destacou os impactos diretos do fechamento na rotina dos trabalhadores e no atendimento à comunidade. “Ivoti é um município próximo de 25 mil habitantes, Ivoti não pode ficar sem os Correios. Porque vai acontecer que esses trabalhadores que estão indo pra Estância Velha, vão ter que ir para o município, organizar a carga, pra voltar a Ivoti entregar e novamente voltar para dar baixa no serviço. Só ai já perde esse percurso, o tempo de atender a sociedade reduz, e provavelmente os carteiros não vão poder ir todo dia para Ivoti fazendo isso.”

Duarte criticou ainda a condução da gestão da empresa, que, segundo ele, tem falhado na manutenção de contratos e no cumprimento de suas obrigações. “O município não pode ser prejudicado por uma falha estrutural da empresa, incompetência da gestão, que não está cumprindo com os contratos e fazendo a coisa acontecer. E isso foi de última hora, estourou a bomba nos trabalhadores.”

FUNCIONÁRIOS E COMUNIDADE SÃO PREJUDICADOS COM A SITUAÇÃO

Um dos funcionários da agência também relatou à reportagem as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores diante da transferência para Estância Velha.“Foi passado para nós ontem, numa reunião, que hoje seria o último dia da nossa unidade em funcionamento em Ivoti. E, a partir de segunda-feira, a nossa unidade está sendo deslocada para dentro da agência de Estância Velha, que lá já não comporta a própria cidade, que é grande, tem bastante demanda, e eles vão botar Ivoti dentro daquela agência. Isso é um descaso, e o pior é com a população de Ivoti que vai ter que se deslocar até Estância Velha para pegar os seus objetos.”

O trabalhador confirmou que o motivo da mudança está ligado a um processo judicial envolvendo o prédio alugado pelos Correios. “Foi passado que o prédio estava com um processo judicial por falta de pagamento. Segundo eles, já foi quitada a dívida, mas o dono do prédio não quer mais o Correio como inquilino. Estão tirando tudo de dentro do prédio, que será lacrado, e encaminhando para dentro da unidade de Estância Velha.”

Além do impacto no serviço, ele relatou as dificuldades de deslocamento enfrentadas pelos funcionários. “Pra nós é difícil. Tem colegas que são de São José do Hortêncio, que precisam se deslocar até Ivoti — o que já é um caminho longo — e agora vão ter que ir até Estância Velha. Nossa demanda de serviço: vamos ter que buscar a carga em Porto Alegre, levar até Estância Velha, fazer os distritos em Ivoti e depois voltar lá para recolher. Vou ter que levar as filhas na escola, pegar um ônibus e sair mais cedo. A situação do transporte público aqui no Vale dos Sinos está precária. Vai ficar muito difícil.”

Segundo ele, o espaço físico da agência que vai receber a equipe também não é adequado.“A unidade de Estância Velha não é grande. Eles vão retirar a área de refeitório e cozinha que fica lá em cima e instalar o salão dos carteiros. Será construído um mezanino, e a carga de encomendas ficará na parte de baixo. Cara, é uma situação que não tem cabimento. Qualquer pessoa em sã consciência, ao avaliar, vai ver que é impossível — simplesmente não dá. Mas parece que eles não estão se preocupando com isso. ”

Enquanto a situação não é resolvida, os moradores de Ivoti devem se dirigir à agência de Estância Velha, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para informações, dúvidas ou reclamações, os clientes podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento dos Correios (SAC) pelos telefones 4003-8210 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-881-8210 (demais localidades).

Por Érick Maia

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.