Região
Importante marco da Imigração Alemã se transforma em livro
Por Geison M. Concencia
Ivoti – As dificuldades encaradas pelos imigrantes alemães ao chegarem em Ivoti agora podem ser conferidas em forma de livro e exposição. A Sociedade Ivotiense para Estudos Humanísticos (Siehu) lançou na última quarta-feira à noite, na Sala de Conferências do Instituto Ivoti.
Livro intitulado “Um olhar colorido sobre Ivoti: casas centenárias que contam histórias com afeto e arte”, o leitor poderá visualizar a Ficha do Inventário Histórico Cultural de cada obra através de QRCode. Obra foi publicada pela Z Multi Editora e tem apoio cultural do Fundo Social da Sicredi Pioneira e outros apoiadores locais.
Durante a cerimônia de lançamento do livro, estiveram presentes artistas, moradores das casas centenárias de Ivoti, que disponibilizaram seu lar para ser documentado, além de autoridades e membros da comunidade.
Além do livro, Siehu também lança jornada cultural, que conta com exposição e encontros. A exposição ficará no saguão do Prédio G do Instituto Ivoti até dia 10 de agosto e tem apoio da Lei Paulo Gustavo (2023/2024). Na abertura, dia 31, o Grupo de Violinos Bach do Instituto Ivoti/ ASCARTE fará apresentação. Com a curadoria de Andréa Schneck e Jaqueline Brenner, da Siehu, a exposição contará com 30 artistas.
O Encontro “Diálogos e reflexões sobre os caminhos da preservação” será no dia 3 de agosto, com organização do historiador Cristiano de Brum, da arte-educadora Andréa Schneck e da arquiteta Jaqueline Brenner. A recepção será às 13h30, com abertura às 14h e os painéis “Patrimônio Cultural de Ivoti sobre bens imóveis de Ivoti, as 14h15, “Patrimônio, História e Cultura: legislações e Educação Patrimonial” 15h15 e uma Roda de conversa sobre patrimônio e preservação, 16h15. Às 16h45, será produzido um documento de adesão ao Compromisso de Ivoti com encaminhamentos finais e perspectivas futuras.