Região

Inadimplência de MEIs tem menor marca em Dois Irmãos

23/11/2024 - 16h15min

Dois Irmãos

O mais recente relatório apresentado pela Receita Federal mostra que a inadimplência dos MEIs do município atingiu a menor porcentagem desde que o novo sistema de divulgação começou a ser utilizado. Dos 2.951 MEIs registrados em Dois Irmãos no último mês de setembro, 2.481 pagaram a guia mensal no mês de outubro, ficando a taxa de inadimplentes em 15,93%. Esse foi o menor índice registrado desde 2021. Em alguns meses anteriores, a taxa de inadimplência passou de 30%, como em janeiro de 2023, quando chegou em 32,80% os MEIs que não tinham pago a guia mensal.
A Sala do Empreendedor destaca que a queda no número de inadimplentes é resultado do Programa MEI Legal, lançado no mês de maio no município e que tem por objetivo a regularização do MEI. “Desde o início do programa, já é a segunda vez que a inadimplência fica abaixo de 20%. Todo mês é um novo desafio e o objetivo é fazer com que a inadimplência diminua mais ainda, mesmo com o crescente número de MEIs”, disse Mauro Hahn, chefe do Departamento de Indústria e Comércio.
Uma das ações no Programa MEI Legal destacada pelo atendente da Sala do Empreendedor, Anderson Ismael Muller, é o envio das guias para pagamento. “Desde o começo do programa, já geramos mais de 700 guias de pagamento para regularizar as pendências do MEI. Além dos empreendedores ficarem em dia com a Receita Federal, deixam de pagar multas e juros”, ressalta Anderson.
Todos os Microempreendedores Individuais que estão com pagamentos pendentes ou que desejam saber como está a situação tributária da sua empresa podem entrar em contato com a Sala do Empreendedor pelo telefone/WhatsApp (51) 3564-8827. Além de encaminhar as demandas para os escritórios de contabilidade, a Sala também auxilia na regularização dos empreendedores.
Sair da versão mobile