Região
Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta de tempestade para região
Por Geison Concencia
Após a chuva intensa na madrugada de sábado para domingo, o INMET mantém o alerta vermelho para toda a região, com previsão de mais chuva, raios e queda de temperatura, especialmente entre a Campanha, o Oeste e o Centro do estado. Há um alerta para o Norte, com risco de vendaval severo e localizado, com potencial em provocar danos severos.
Segundo a MetSul, esse clima severo se deve a um sistema de baixa pressão, um pouco abaixo de 1000 hPA – unidade de medida da pressão atmosférica. Abaixo desse nível, as chances de chuva e tempestades severas são maiores.
Associado a esse sistema de baixa pressão, a meteorologista Estael Sias, também aponta para uma corrente de jato em baixos níveis no Rio Grande do Sul, durante este domingo, encontrando um ar quente na atmosfera, o que pode acentuar o risco de vendavais e tempestades.
As correntes de jato em baixos níveis – em torno de 1500 metros de altitude – têm potencial para gerar episódios de tornados. Elas vêm da Bolívia, trazendo ar quente e úmido para o Rio Grande do Sul, e provocam o fenômeno chamado cisalhamento – quando os ventos apresentam diferenças de velocidade ou de direção em distintas camadas da atmosfera.
Na prática, enquanto próximos ao solo o vento pode soprar de forma fraca e em determinado sentido, em altitudes mais elevadas ele pode ser mais intenso e vir de outra direção. Essa discrepância cria um movimento de rotação horizontal no ar, comparado por meteorologistas a um “tubo de vento deitado” na atmosfera, o que está na gênese da formação de tornados.
A MetSul também alerta para o risco de microexplosão e downburst, fenômenos climáticos localizados e severos, porém, difíceis de prever onde ocorrerão.
Quanto ao volume de chuvas, são previstos entre 50 mm a 100 mm de chuva somente neste domingo no Rio Grande do Sul, com chance de chuva durante o clássico grenal na tarde deste domingo.
