Região

Issur pede à Caixa Saque Calamidade para todos

21/05/2024 - 14h35min

Parlamentar também enviou ofício ao ministro do Trabalho sugerindo que ampliação do benefício seja estendida para todo RS

Estado- O deputado Issur Koch enviou nesta terça-feira (21.05) ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e ao presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, oficio solicitando que o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) seja liberado para todos os gaúchos.

Para ele, em função de a tragédia ter impactado todos o Estado, o benefício deveria ser estendido a todos os municípios.

No ofício, o parlamentar justifica que o pedido de liberação deste recurso terá impacto direto na vida de milhares de familIias, além de ajudar a aquecer a economia no momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta seu maior desafio ambiental. “A tragédia natural que assolou o Rio Grande não pode fazer diferença entre cidadãos, na medida que todos foram impactados, direta ou indiretamente pelas enchentes”, destacou Issur.

O deputado lembrou, também, que muitos trabalhadores estão sem renda neste momento em função da paralisação das atividades em diferentes setores. “Muitas pessoas encontram-se em uma situação de desespero e perda, sem chão para recomeçar. O saque calamidade é um recurso que já é do trabalhador e, portanto, permitir que ele possa acessá-lo nesta hora de extrema dificuldade é fundamental para que possamos retomar”, definiu.

QUEM PODE SACAR

O saque calamidade permite ao cidadão sacar até R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas) que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário