Região
Ivoti e Dois Irmãos conquistam prêmio Boas Práticas da Gestão Pública
Por Geison Concencia
O cercamento eletrônico contribui para passar uma sensação de segurança para moradores e comerciantes da região, que veem com bons olhos os investimentos nessa área. Ao percorrer as ruas, todos os entrevistados são unânimes quanto a necessidade desse emparelhamento de forças no combate ao crime.
O morador de Ivoti, Mayron dos Santos, de 42 anos, ressalta que “quem não deve, não teme” e apoia recursos para esse tipo de política pública. “A gente se sente mais seguro em relação a roubos e violência”.
Para o comerciante Luis Bassedonio, a integração de sistemas de monitoramento é essencial para fortalecer as práticas de segurança. “Representa a segurança tanto para a pessoa física como para a pessoa jurídica. Muitas vezes, a gente monitora uma loja e compartilha as imagens com outros empresários”.
Bassedonio também saúda o compartilhamento de imagens do sistema de videomonitoramento de Dois Irmãos – Ivoti. Para ele, esse projeto se assemelha com que os comerciantes adotam entre si, mas que agora, faz parte de um esquema mais amplo e seguro. “Tendo esse acesso com a Brigada Militar, monitorando a cidade, e ter esse compartilhamento de imagens de Dois irmãos e Ivoti, fica muito mais seguro, pois teremos um suporte caso venha acontecer alguma coisa”, explica.
Esse sistema de compartilhamento de imagens entre Dois Irmãos e Ivoti mencionado faz parte de um projeto adotado desde março deste ano, e que já alcançou destaque Estadual. Na noite de quarta-feira, 30, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou a Cerimônia de Premiação do 6º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal. Entre os 279 trabalhos inscritos de todo o estado, o projeto “Compartilhamento de Imagens do Sistema de Videomonitoramento de Dois Irmãos – Ivoti” conquistou o segundo lugar na categoria Segurança Pública, sendo um dos 48 projetos premiados na noite.
A cerimônia de premiação ocorreu no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, como parte da programação do Smart Cities Park.
CATEGORIA: Segurança Pública
O sistema conta com 31 câmeras distribuídas entre os dois municípios. As imagens captadas são automaticamente espelhadas nas sedes das Brigadas Militares de Ivoti e Dois Irmãos e compartilhadas com as Polícias Civis de ambos os municípios.
O prefeito de Ivoti, Martin, destacou a relevância do prêmio e da parceria com Dois Irmãos, afirmando que a conquista reflete o compromisso conjunto com a segurança pública e o sucesso da cooperação regional. “Este prêmio simboliza o esforço conjunto entre nossas cidades para promover um ambiente mais seguro para todos. Com a integração das imagens, conseguimos aumentar a rapidez de resposta e a proteção para os cidadãos de Ivoti e Dois Irmãos, mostrando como o trabalho colaborativo pode trazer grandes benefícios à nossa comunidade”, ressaltou o prefeito.
Jerri ressaltou a parceria entre os municípios, com os Consepros e os órgãos de segurança pública locais, lembrando que o prêmio reconheceu o projeto de Dois Irmãos e Ivoti como um dos melhores do Rio Grande do Sul, na área da segurança pública. O prefeito também fez questão de compartilhar a alegria de Dois Irmãos receber mais um reconhecimento. “Estamos muito felizes e queremos compartilhar com toda comunidade mais este reconhecimento”, comemorou Jerri.
Trabalho amplia as capacidades operacionais da Brigada Militar
Os munícipes e visitantes de Ivoti podem até não reparar, mas câmeras de vídeo monitoramento acompanham diariamente o que acontece na cidade. Cerca de 111 aparelhos estão espalhados em 54 pontos para permitir que as forças de segurança monitorem em tempo real as ocorrências.
Todas as imagens estão centralizadas em uma sala na sede da Brigada Militar, que conta com um servidor 24 horas por dia a disposição para manipular o sistema. Através das telas é possível acompanhar, comércios, trânsito, praças e possíveis ocorrências que venham surgir.
A Brigada Militar trabalha na prevenção, um dos principais motivos da existência do sistema de vídeo monitoramento. Além disso, as câmeras servem para elucidar e buscar pessoas e veículos suspeitos de cometerem delitos em nossa cidade.
“Recentemente, em um projeto de integração entre os Municípios de Dois Irmãos e Ivoti, o sistema disponibilizou o acesso a algumas câmeras do município vizinho, permitindo que a Brigada Militar possa buscar imagens em locais próximos das divisas. O que antigamente dependia de uma solicitação de acesso para operadores da BM de Dois Irmãos, podemos agora em alguns pontos buscar aqui de Ivoti mesmo”, destaca tenente da BM de Ivoti, Quevedo.
“Com todo este aparato, torna-se fundamental o trabalho desenvolvido pelo nosso efetivo, os quais estão em permanente atualização, pois a expertise e competência dos agentes da polícia abrilhantam esse importante projeto de prevenção em segurança”, acrescenta Quevedo.
RANKING GERAL
SEGURANÇA PÚBLICA
2º lugar: Dois Irmãos: Compartilhamento de Imagens do Sistema de Videomonitoramento de Dois Irmãos
2º lugar: Ivoti: Compartilhamento de Imagens do Sistema de Videomonitoramento de Ivoti