Região
Ivoti promove força-tarefa para atualização do Cadastro Único

Cerca de 73 famílias tiveram benefícios sociais cancelados e outras 128 sofreram bloqueios
O município mobilizou uma ação conjunta que envolveu o recadastramento de famílias no Cadastro Único e a realização de um Feirão de Empregos, na tarde desta quinta-feira (26). A iniciativa ocorreu no Ginásio Municipal 20 de Setembro e integra uma força-tarefa promovida pela Secretaria de Assistência Social desde maio, com o objetivo de atualizar os dados das famílias de baixa renda e avaliar quais se enquadram para acesso a programas sociais.
GRANDE NÚMERO DE PESSOAS IMPACTADAS
A coordenadora de Assistência Social, Roberta Martins Wurzius, explica que o mutirão surgiu da necessidade de revisar e validar os dados declarados pelas famílias inscritas no Cadastro Único, requisito fundamental para a permanência em benefícios como o Bolsa Família. Segundo ela, a ação foi motivada por uma solicitação da Câmara de Vereadores e, desde então, servidores passaram a atuar também nos fins de semana, realizando visitas domiciliares para checagem das informações.
“Nosso objetivo foi averiguar se os dados declarados estavam corretos. E não estando declaradas, a gente fazia o bloqueio para a pessoa vir atualizar e, em alguns casos, são cancelados. Foram 73 famílias canceladas, 128 bloqueadas e 38 permaneceram”, relata Roberta.
REGULARIZAÇÃO E OPORTUNIDADES DE EMPREGO
Para atender ao grande volume de pessoas impactadas, o município organizou o mutirão com um diferencial: a inclusão, no mesmo local, de um Feirão de Empregos. A proposta, segundo a coordenadora, foi não apenas regularizar os cadastros, mas também oferecer oportunidades de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
De acordo com Denise Rodrigues da Silva, secretária de Desenvolvimento Econômico, muitas empresas da região estão com muitas vagas em aberto e enfrentam dificuldades para preenchê-las. “Essa ação junto com a Assistência Social, de pessoas que estão vindo para se recadastrar, está sendo uma grande oportunidade tanto pras empresas quanto para as pessoas que vão poder ser recolocadas no mercado de trabalho dentro das possibilidades de cada um.”
Ela destaca que há empresas com cerca de 30 vagas disponíveis. “Esse momento é importante para trazer essa proximidade das pessoas que precisam trabalhar e voltar numa condição mais digna, e não depender somente do Bolsa Família. Assim, as empresas também conseguem suprir a demanda por vagas”, finaliza.