Região
Ivoti terá seis atletas representantes nas Paralimpíadas Escolares de São Paulo
Evento nacional contará com a participação de mais de 2.000 atletas em idade escolar
Por Nadine Dilkin
Ivoti – Maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo, as Paralimpíadas Escolares 2024 serão disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de novembro. Seis estudantes de Ivoti disputarão, sendo quatro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e dois da Escola 25 de Julho.
O Eduardo Vaz Pacheco, de 13 anos; o Pietro Galdino cruz, 14, e o Ryan Carlos Pauli Petrona, 14, participarão da modalidade de tênis de mesa e o João Gabriel Locatelli, 13, fará atletismo. Os gêmeos Miguel Giovani Fuhr e Mateus Augusto Fuhr, de 13 anos, participarão das modalidades de corrida em cadeira de rodas, arremesso de peso e lançamento de pelota. O professor de educação física Felipe Jacob Rodrigues, acompanhará os alunos como técnico de tênis de mesa.
Medalhistas
Pietro conta que já conquistou mais de 30 medalhas, sendo duas de bronze na modalidade de tênis de mesa. “Estou muito ansioso, o coração está a mil. Além de tênis de mesa, já fiz skate e atletismo”, fala. A mãe dos gêmeos, Alexandra Hensel acompanhou os filhos na viagem e destacou que os dois já acumulam em torno de 15 medalhas cada um. “Na nacional do ano passado não puderam competir por não ter a cadeira oficial de corrida, mas esse ano conseguimos uma emprestada e vão tentar de novo”, explica.
O professor Felipe afirma que é a terceira vez que os atletas participam e que estão se preparando desde o início do ano com treinos na APAE e na Colônia Japonesa. “É um evento que a gente promove a inclusão e a experiência para esses estudantes. Até de viagem, de desenvolvimento pessoal, de ter uma independência, uma autonomia, tanto da preparação dos atletas, quanto da atividade em si”, relata.
A iniciativa, idealizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contará com a participação de mais de 2.000 atletas em idade escolar, dos 26 estados e do Distrito Federal, em competições de 13 modalidades. Os ivitienses embarcaram para São Paulo na tarde de segunda-feira, 25.