Região

Ivotiense consegue vaga em Caxias do Sul para seguir tratamento da doença rara

27/06/2024 - 11h19min

Atualizada em 27/06/2024 - 13h24min

Foto: Luana Carolina Palinski
MÃE DE ENZO PRECISA DE AJUDA FINANCEIRA PARA DESLOCAMENTO

Por Nadine Dilkin

Ivoti – Enzo Gabriel, 5 anos, morador de Ivoti, sofre de uma doença rara, chamada Hirschsprung. Ele estava internado no Hospital São José e esperava vaga, para ser encaminhado ao Hospital de Caxias do Sul, para iniciar o tratamento. Enzo será transferido na terça-feira, 2 de julho, para Caxias e na quarta-feira será encaminhado para cirurgia.

A mãe de Enzo, Luana Carolina Palinski, conta que não tem previsão de alta após cirurgia, e que vai precisar de ajuda financeira para deslocamento e se manter em Caxias do Sul. Também para seguir o tratamento em casa, pois segundo a mãe, a chance é de ficar com uma sonda na barriga.

“O estado dele, não achávamos que era tão grave, o médico falou que existem três estágios para quem tem a doença, e a do Enzo é um dos mais graves, onde não tem cura”, conta a mãe.

Desde que Enzo nasceu sofre com problemas intestinais, e nos primeiros dias de vida, foi testado positivo para a doença. Com 15 dias de vida já precisou fazer uma cirurgia de abaixamento de cólon. A doença de Hirschsprung causa obstrução intestinal, evitando a evacuação normal. Ainda não existe cura para a doença, apenas tratamento à base de cirurgia.

Como ajudar:

A mãe teve que largar seu trabalho para acompanhar seu filho no tratamento. Ela decidiu abrir uma vaquinha online, para ajudar nos custos. A vaquinha online pode ser acessada pelo link: https://www.vakinha.com.br/1469128 ou para demais ajudas, falar direto com a Luana, pelo contato, (51)994810188.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário