Região

Lançado o 1º Festival de Kighelche de Morro Reuter, durante a 30ª Feira do Livro

22/10/2023 - 10h16min

Atualizada em 22/10/2023 - 15h15min

A professora Vera Schneider, 72 anos, é uma das que está preparando deliciosos bolinhos no espaço da Praça (FOTOS: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – O último dia da 30ª Feira do Livro começou com uma novidade: o lançamento do 1º Festival de Kighelche (bolinhos). Há diversas opções para os visitantes: desde bolinhos de aipim, chuva, arroz, espinafre, batata, com linguiça e muito mais.

A prefeita Carla Chamorro destacou que o Festival foi inserido na programação em virtude da celebração dos 200 Anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. “Mas vocês podem se perguntar: por que um festival de bolinhos numa feira do livro? Se forem até o espaço ali na Praça, vão verificar que junto da produção estão as receitas, e receitas são um gênero literário.

Prefeita Carla Chamorro efatizou que, além de representar a gastrônomia local, o evento também se alia à literatura, pois receitas represetam um gênero literário.

A preparação gastronômica está sendo feita em parceria com entidades locais e das comunidades.

Após a abertura do evento ainda teve a tradicional Mateada Cultural, com apresentações dos CTGs M’Bororé e Garrão da Serra.

Apresentações de CTG’s marcaram a manhã

VEJA A PROGRAMAÇÃO DESTE ÚLTIMO DIA:

MANHÃ

11h – Lançamento dos livros “Histórias de São Leopoldo” e “Saúde, doença e morte – Práticas curativas das colônias alemãs”, de Felipe Kuhn Braun e Sandro Blume – Palco principal

TARDE

14h – Atração cultural – Balé, Dança Urbana, Dança Alemã – Palco principal
14h45 – Espetáculo teatral As aventuras da Herta – Palco principal
16h – Show com a Banda Rosas – Palco principal

Sair da versão mobile