Conecte-se conosco

Região

Laudo do Estado afastou presença do vírus H5N1 entre os mais de 500 galos resgatados em ação contra rinha ilegal em Estância Velha

20/05/2025 - 20h33min

FOTO: Geison Concencia

Por Geison Concencia

Estância Velha – Foi descartado pelas autoridades sanitárias o caso suspeito de gripe aviária (H5N1) em um criadouro clandestino de galos localizado no bairro das Quintas em Estância Velha. O alerta havia sido emitido, quando mais de 500 aves foram encontradas em condições irregulares durante uma operação contra maus-tratos e rinha de galos. Algumas apresentavam sinais indicativos de uma possível contaminação, o que levou à coleta de amostras para análise laboratorial.

A preocupação com um possível foco da doença mobilizou equipes de vigilância sanitária do município e do Estado. O criadouro, além de funcionar ilegalmente, descumpria normas básicas de bem-estar animal e biossegurança.

O resultado foi divulgado nesta terça-feira (20) e confirma que as aves testaram negativo para o vírus da gripe aviária. Com isso, o município está fora do mapa de risco para a circulação do H5N1.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.