Região

Leandro deixa legado de proximidade com a comunidade frente à Câmara de Santa Maria do Herval

15/02/2024 - 21h00min

Atualizada em 18/02/2024 - 10h59min

Leandro foi eleito pelo PSB em 2020 (FOTO: Cleiton Zimer)

Ele foi eleito na primeira vez que concorreu e já assumiu o posto mais alto

Por Cleiton Zimer

SANTA MARIA DO HERVAL | Leandro Lechner Kich (PSB) é um dos rostos novos na política no município neste mandato – tendo concorrido pela primeira vez e sendo eleito vereador em 2020 com 124 votos. E, já de largada, teve como desafio presidir o Legislativo no ano passado.

Me sinto honrado em poder estar à frente da Câmara de Vereadores. Uma cadeira que muitos almejam e, eu, no meu primeiro mandato, cheguei lá. Mesmo com pouca experiência dei conta do recado”, avaliou.

Questionado quanto às principais conquistas em 2023, Kich citou o que considera ser a proximidade entre o Legislativo e a comunidade – e defende ter sido o legado deixado na sua presidência.

Se observarem comecei e dei preferência para as comunidades mais distantes da Administração. E o retorno foi incrível. Sempre muito bem recebidos. E fiz de tudo e faço tudo para que essas comunidades tenham visibilidade da Administração”, salientou.

O DESAFIO SOLUTRAT

Dentro os principais aspectos citados como desafiadores o parlamentar falou do caso Solutrat, da Corsan (de limpeza de fossas sépticas), cujo programa foi suspenso após inconsistências na implementação.

Mesmo com pouca experiência tive que assumir e comandar audiências públicas. Fiz de tudo que podia ser feito e graças a união e o esforço das lideranças comunitária, Executivo e Legislativo, com a participação do deputado estadual Elton, conseguimos dar um desfecho naquela situação onde a população do bairro Amizade teve seu direito atendido”, comentou, pontuando que isso redundou em aprendizado para sua carreira política e como pessoa.

A CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA

Ainda antes de assumir a cadeira de presidente, Leandro afirmou que um dos seus projeto era o de construir a sede legislativa [ou ao menos dar início], já que o atual prédio é alugado. O objetivo, segundo ele, seria de usufruir de uma área que já é do Poder Público, sem ter que comprar um novo terreno. Mas explicou que a ideia “não teve adesão” da Prefeitura.

Como legisladores a nossa atuação se limita muito com os desejos e propósitos do Executivo, se ambos não tiverem o mesmo propósito o Legislativo se torna limitado e dependente.”

VAI SER CANDIDATO NESTE ANO?

Em maio de 2023, em entrevista para o caderno de aniversário do Herval, Leandro se demonstrou indeciso quanto a concorrer novamente ou não.

Mas diante da experiência até o findar do ano esta visão mudou. “Estou à disposição do que for melhor para nossa sociedade. Vou estar junto como umas das lideranças para trabalhar pelo bem comum do Teewald, sendo vereador ou sendo candidato a majoritária”, comentou, afirmando estar à disposição da coligação.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário