Região

Liberação total da BR-116, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, vai ficar para 2025

16/10/2024 - 15h56min

Trecho está em obras há mais de um ano (CRÉD. DNIT/DIVULGAÇÃO)

Em obras desde o ano passado, previsão inicial era de liberar ainda em 2024

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis/Caxias do Sul – A liberação total do trecho em obras da BR-116, em Nova Petrópolis, vai ficar para a metade de 2025, conforme indicou o superintendente do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva. “A liberação total depende de uma das obras avançarem. A gente tem os equipamentos também sobre a pista, então acaba tendo redução de largura na via, porque não tem nem acostamento, é uma região estreita. Trabalhamos para ampliar a liberação até a metade do próximo ano, porque vai ter bastante atividades (da obra) agora no período de verão que vamos precisar avançar. Queremos ver se já ampliamos para veículos maiores como os ônibus, porque tem muitos problemas turísticos”, disse em entrevista nesta semana.

O ESTRAGO – As fortes chuvas de 2023 causaram danos graves a estrutura da rodovia que liga a região com Caxias do Sul. Em 16 de junho foi o primeiro bloqueio, no quilômetro 181, onde um grande deslizamento comprometeu o leito da rodovia. Dias depois, a pista sofreu novos danos no quilômetro 178. O trecho passa por obras desde então e funciona no sistema de sinaleiras siga e pare, ainda restrito para veículos maiores como ônibus, o que prejudica diretamente o turismo.

Ponte para fevereiro
A promessa é de que a ponte da BR-116 esteja concluída até o mês de fevereiro. Também danificada pelas chuvas, mas pelas de maio desde ano, a ponte precisou ser implodida e agora está sendo reconstruída.

Pontes da comunidade
O grupo Reconstruindo Conexões inaugurou duas pontes baixas para melhorar o acesso a Caxias do Sul. A primeira inaugurada foi a Ponte da Cooperação, em São José do Caí, Nova Petrópolis, no dia 20 de setembro. Em 12 de outubro o grupo inaugurou a Ponte da FelizCidade, na cidade de Feliz.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário