Conecte-se conosco

Região

Lindolfo Collor recebe apoio de todos lados e do Baita Rolê

22/06/2023 - 15h09min

Prefeito Gaspar com o casal Jussara e Gustavo, do Baita Rolê  (Crédito: Cândido Nascimento)
A maior necessidade da população no momento é de móveis e alimentos
Por
Cândido Nascimento

Lindolfo Collor – A semana foi para receber doações de alimentos, que estão sendo concentrados no prédio do Cras, onde estão sendo montados os kits para as famílias maiores, paras aquelas que tem crianças, ou para casais havendo entregas ainda na Escola Meno Dhein, no Feldmann. Ao mesmo tempo, chegam pessoas em busca de alimentos, fraldas, leite e mamadeiras para as crianças.

ALIMENTOS QUE FALTAM

Entre os alimentos que estão chegando ao fim no Cras estão o açúcar, azeite, farinha de milho, azeite, entre outros. Mas tudo que for enviado é bem, vindo em torno de alimentos básicos como é o caso de água mineral, arroz e feijão e até sal.

QUAIS PRODUTOS

Existem diversas embalagens de alvejantes disponíveis para montar novos kits, com sabonete e pasta de dente. Mas falta sabão em pó, amaciante, detergente de louça, além de xampu e condicionador.

Prefeito: “estamos precisando ainda de móveis e eletrodomésticos”

O prefeito Gaspar Behne está acompanhando as limpezas que estão sendo feitas, as obras de repor a infraestrutura destruída pelas águas e visitando o Cras e as famílias que estão precisando de ajuda. Ele recebeu nesta semana um lote de 30 fogões e 20 máquinas de lavar roupas.

AUDIÊNCIA NACIONAL

Como presidente da associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag), pediu ajuda em uma Audiência com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. “Eu questionei se vai ter recursos para que os municípios atingidos pelas cheias possam executar a infraestrutura, fazer limpeza com caminhões-pipa e contratar máquinas para recolher e dar o destino final aos entulhos”, explica o prefeito.

COM O GOVERNADOR

Em uma conversa de WhatasApp com o Governador Eduardo leite ele travou o seguinte diálogo: “eu já chorei muito governador, é uma enchente nunca vista, não tem relatos, obrigado pelo apoio do Estado, por ter enviado os dois helicópteros para nos ajudar em Lindolfo Collor”. Em resposta Leite falou: “estamos junto prefeito, sei que é dolorido, mas conte conosco”.

Famílias buscam alimentos e reconstruir a vida

Desde o começo dos problemas e da luta das famílias para limpar as suas casas, retirar móveis, roupas e alimentos estragados para fora, já foram montados pontos estratégicos para distribuir alimentos, abrigar pessoas e receber os donativos, além de já realizar os cadastros de quem foi atingido.

O gari Daniel, a esposa maria José da Silva, os filhos Iuri (8 meses) e Maria Clara (2 anos) estiveram quarta-feira no Cras em busca de cesta de alimentos. O casal é de Barreiras, Pernambuco, e reside há 3 anos no município. “Viemos em busca de trabalho, lá não tinha, perdemos quase tudo, menos a fé”, diz Maria.

Leticia Maria da Silva, sobrinha de Maria José e Daniel, também tem filhos pequenos, e comenta que vai precisar apenas de um, fogão. A mãe dela e o padrasto, mais um irmão menor se mudaram para Santa Catarina e deixaram os móveis para ela usar.

“Eu era pequena e ganhei comida deles”

Donos do Canal no You Tube Baita Rolê, com 104 mil seguidores, Jussara Hentges e Gustavo Blume, já moraram em Lindolfo Collor e Ivoti e hoje viajam pelo mundo de bicicleta. Já passaram por vários estados do Brasil de bike, pelo Chile, Argentina, Bolívia, Argentina e Uruguai.

“Eu já morei na 48 Baixa e no Nova Esperança, e quando era pequena ganhei comida deles (vizinhos); são pessoas que me conhecem, me viram crescer, e agora estamos retribuindo”, comenta a jovem. Ele conta que também são ajudados quando viajam e é gratificante ajudar.

Recebidos pelo prefeito Gaspar no Cras, eles comentam, que já arrecadaram, nesta semana cerca de R$ 62 mil, que foram repassados para compra de alimentos, produtos de limpeza e, inclusive, mobiliário. O próximo continente que vão ir é a África, indo para Portugal, depois Marrocos e depois África. Desta vez as aventuras verão com duas motos CGs bolinha, uma 1977 e uma 1978.

COMO DOAR

Para fazer as doações, os valores podem ser repassados para a chave pix: baitarole2021@gmail,com.

Ou ainda para Ag. 00101- Conta 56438, banco 748. Chave pix 47.992184/0001-87, da Ong Sementes Amorys (Igreja Yaweh Shamah).

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.