Região
Livro “Jammerthal, o Vale da Lamentação: A Minha Guerra Mucker” será lançado hoje em Picada Café
Picada Café – A secretaria de Educação e Cultura de Picada Café e a Editora Oikos promovem o lançamento do livro “Jammerthal, o Vale da Lamentação: A Minha Guerra Mucker”, com a presença do autor João Biehl (nascido em Picada Café). Será na noite de hoje, às 19h30, no Espaço Sicredi Picada Café (Av. Vicente Prieto, 146 – Centro). No ano em que é celebrado o bicentenário da imigração alemã, “Jammerthal, o Vale da Lamentação”, apresenta uma incursão arrebatadora à Guerra Mucker, o primeiro levante messiânico do Brasil moderno, cujos traços continuam a moldar a paisagem do sul do país.
AUTÓGRAFOS
Após a apresentação de João Biehl, professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, haverá sessão de autógrafos. O evento conta com uma exposição de fotografias do artista dinamarquês Torben Eskerod, tiradas no Jammerthal e nas colônias vizinhas e que estão incorporadas no livro. O livro lança luz sobre aspectos nunca antes explorados da Guerra Mucker, a primeira revolta messiânica do Brasil moderno, ocorrida na região de colonização alemã em 1874. No livro, João Biehl, nascido em Picada Café, criado falando o dialeto Hunsrückisch, e atualmente professor da Universidade de Princeton, articula um entrelaçamento sócio-poético entre sua história pessoal, pesquisas etnográficas e arquivísticas inéditas e os vestígios de um embate que ainda hoje está presente no imaginário coletivo da região.
Documentário visual
Criado em colaboração com o fotógrafo Torben Eskerod, Jammerthal é um documentário visual que retrata como uma maneira Mucker de conceber o corpo, a morte e o mundo – aberto ao espírito da natureza – sobrevive ao tempo na paisagem sulina. Valor do livro no lançamento é de R$ 50,00. Confirmar presença com Patrícia no whatsapp (54)99155-1804 ou na Editora Oikos no www.oikoseditora.com.br e contato@oikoseditoora.com.br. João Biehl é nascido em Picada Café, criado falando o dialeto Hunsrückisch, atualmente Professor Titular da cátedra Susan Dod Brown e chefe do Departamento de Antropologia da Universidade de Princeton (EUA), onde também é Diretor do Brazil LAB. Já Torben Eskerod é um fotógrafo dinamarquês renomado internacionalmente. Seu trabalho foi exposto na National Portrait Gallery, Scottish National Portrait Gallery, Andy Warhol Museum, Blue Sky Gallery, entre outros. Recentemente, Eskerod teve uma aclamada retrospectiva do seu trabalho no centro cultural Fotografie Forum Frankfurt.