Região
Luz da Lua projeta cerca de 600 empregos para Estância Velha
Início das operações estão programadas para o final do ano
Por Geison Machado Concencia
Estância Velha – Um importante avanço na área industrial está em curso no Município. Dentro de poucos dias, a construção da Luz da Lua terá início e, com ela, a projeção da abertura de cerca de 600 vagas diretas, em um espaço de 11 mil metros de corpo industrial. O endereço da empresa será na rua Europa, esquina com a Rua Portão, bairro Industrial.
O entusiasmo pelo começo da obra é tão grande que a ligação de luz e encanamento já estão de vento em popa. A tendência será trabalhar à noite para acelerar esse processo, tanto que luzes estão sendo instaladas para auxiliar os trabalhadores noturnos. A previsão da empresa, a princípio, segue com estimativa de 60 dias para finalização das obras. Já para o início das operações, a estimativa será para o final do ano. Nesta semana, já é possível observar máquinas reduzindo a altura, para se readequar ao projeto que a Luz da Lua pretende instalar na área. Na próxima semana, a empresa apresentará o projeto à Prefeitura e, se tudo estiver certo, a empresa já montará sua estrutura.
Projeção para mais empregos
A construção da Luz da Lua visa, inicialmente, em torno de 600 empregos diretos. Mas, a própria empresa ampliou seu projeto para abrir possibilidade, no futuro, da geração de mais vagas.
Além das contratações diretas, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Gabriel Berlitz, ressaltou que a chegada de uma empresa do porte desta, tem o efeito cascata de ampliar a área econômica do Município. “Toda parte de faturamento, ou seja, os royaltys da empresa, será do Município. Isso será algo ótimo”, explicou o secretário. Gabriel, também, comentou que todo o entorno da fábrica será beneficiada, o que inclui as farmácias, restaurantes, mercado, mecânica, jardinagem e demais serviços, em geral.
O chefe do Executivo, Diego Francisco, que foi o responsável por consolidar a vinda da empresa para Estância, ressaltou a importância que a chegada da Luz da Lua representa para o Município: “A Luz da Lua concretiza um projeto de bastante tempo que colocará Estância Velha em outro patamar econômico. Além disso, reforça o destaque e a importância que o governo dá para o empreendedorismo. Desde o início do governo, diversas ações vem acontecendo para fomentar a economia local, trazer renda e garantir emprego ao estancience. A empresa Luz da Lua é muito conceituada e já nos traz orgulho dizer que ela é de Estância Velha”, disse Diego.
Incentivo
O secretário mencionou o papel da Prefeitura no incentivo à empresa: sempre entregamos apoio e suporte à empresa, para que ela pudesse agilizar sua chegada ao Município. Desde o incidente, em Novo Hamburgo, em que a fábrica teve um incêndio, buscamos auxiliar a Luz da Lua. Conseguimos agilizar a licença ambiental, que, normalmente, dura três meses, fizemos em três dias. Foram coisas pequenas que ajudamos, mas, no final, fez grande diferença”, disse Gabriel.
História da empresa
Marca já consolidada no mercado, há três décadas a Luz da Lua se destaca no ramo, com fabricação de sandálias, botas, bolsas, tamanco, sapatilha, tênis e muitos outros. Atualmente, possui fábricas em Presidente Lucena e São Pedro da Serra. Infelizmente, em março do ano passado, a matriz em Novo Hamburgo sofreu um incêndio que destruiu boa parte da empresa.