Região
Maior e cheio de novidades, começa hoje o 2º Festival da Cachaça de Ivoti
Ivoti – Após o grande sucesso da primeira edição no ano passado, o 2º Festival da Cachaça inicia nesta sexta-feira repleto de novidades. A começar pela duração do evento, que foi ampliado e terá seis dias de programação, de sexta a domingo, nesta e na próxima semana.
Há, ainda, um ingrediente mais do que especial: a retomada dos principais eventos no Núcleo de Casas Enxaimel. O principal ponto turístico do município foi duramente atingido pela enchente de 16 de junho, mobilizou a comunidade para limpeza e restauração, e agora está pronto para voltar a receber grandes públicos.
O próprio Festival da Cachaça, inicialmente, estava previsto para acontecer nos dois primeiros finais de semana de agosto, mas precisou ser adiado. Agora em setembro, a expectativa é de que, com maior duração, a presença de público também aumente e o sucesso se repita.
A programação começa às 18 horas desta sexta-feira e vai até às 21 horas. No sábado será das 14 às 21 horas. Já no domingo, o festival começa ainda mais cedo, com atividades das 10 horas às 16h30.
CACHAÇARIAS APRESENTARÃO NOVIDADES
Como não poderia ser diferente, o protagonismo do evento fica por conta das cachaçarias Bockorny, Buchmann e Weber Haus. Elas levarão ao núcleo estandes especiais e diversos rótulos produzidos e, para celebrar o festival.
O movimento intenso do primeiro ano fez com que a organização aumentasse a área de exposição das cachaçarias para esta segunda edição. Outro grande diferencial será o lançamento da cachaça Três Flores, produzida com um blend de cachaças das três cachaçarias do município.
O rótulo, que leva no nome uma homenagem à cidade das flores, traz também um sabor único e foi criado especialmente para o Festival. A cachaça é uma edição limitada e terá sua comercialização a partir do evento.
VARIEDADE GASTRONÔMICA
A ampla variedade gastronômica é outro diferencial do Festival. Serão mais de 30 opções, entre comidas caseiras, petiscos e fest food.
O sabor da protagonista – a cachaça – pode ser encontrado também nos alimentos, como a pizza e o hambúrguer produzido com a bebida. Para essas opções, o valor do cartão na hora do evento será de R$40. O valor arrecadado será destinado para o Hospital São José, a Apae Ivoti e a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ivoti.
As áreas de alimentação do festival serão divididas em seis espaços, sendo eles Chefs Gourmet Novo Hamburgo, Casa Adoma e Dallas Gastro Pub, DTG Harmonia Gaúcha, Restaurante do Magrão, Food Trucks e a Praça de Alimentação. Para quem busca pode alimentos livres de carnes, também haverá opções.
OFICINAS TAMBÉM FORAM AMPLIADAS
As oficinas foram um sucesso na primeira edição do evento e, neste ano, voltaram com ainda mais atividades e opções. Oficina de drinks serão oferecidas pelas cachaçarias ivotiensesdurante os dois finais de semana.
Os workshops ocorrem aos sábados (dias 7 e 14) e aos domingos (dias 8 e 15), às 10, 13 e 16 horas. As inscrições são feitas com as cachaçarias pelos números (51) 9 9523-5323 (Weber Haus), (51) 9 9999-7845 (Bockorny) e (51) 9 9834-6417 (Casa Buchmann).
Harmonizar cachaças com gastronomia, traçar roteiros turísticos e, ainda, potencializar o uso das redes sociais, também estão entre as oficinas e serão ofertadas gratuitamente. Os workshops são promovidos pela Universidade Feevale, por meio dos cursos de Gastronomia, Turismo, Relações Públicas e Jornalismo. As vagas são limitadas e o cadastro é feito antecipadamente, pelo número (51) 99608-1562.
Outra alternativa é a oficina gastronômica de Risoto Mineiro de quiabo com molho de galinha caipira preparado com três variedades de cachaças. O prato e as técnicas são ensinadas pela Chefs Gourmet Novo Hamburgo. As inscrições custam R$10 por pessoa e para participar, é preciso entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99140-1380.