Região

Mais de 171 mil imóveis estão sem água potável no Estado

15/05/2024 - 15h51min

Corsan atualiza condições de abastecimento

Estado – Conforme informações do Centro de Operações Integradas (COI), 171 mil imóveis estão sem água na manhã desta quarta-feira (15), em 14 municípios atendidos pela Corsan no Estado. Uma redução de 29 mil imóveis em 24 horas. Na manhã da terça eram 200 mil em 15 cidades.

Situação por região

METROPOLITANA

O tempo seco tem possibilitado avanços significativos nas obras de instalação das Estações Móveis de Tratamento de Água em Esteio e Sapucaia do Sul, na implantação de adutoras em três novas frentes e nos trabalhos de remoção e conserto de bombas, quadros elétricos e outros equipamentos essenciais ao funcionamento das estações mais prejudicadas pelas inundações: a de Canoas e a do sistema Esteio-Sapucaia, na região Metropolitana.

São 127 mil imóveis sem água em Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Alvorada. Nesse, o sistema é afetado por intermitência da rede elétrica na Estação de Tratamento.

Em Esteio, a expectativa é de que as três Estações Móveis de Tratamento, instaladas no terreno da Votorantim, trabalhem com sua capacidade total nos próximos dias. Ainda, nesta quarta, há previsão de que a nova adutora de 3,8 quilômetros entre em operação. Essas medidas, e outras ações do Plano de Contingência, devem retomar a distribuição de água tratada a cerca de 350 mil pessoas enquanto a Companhia realiza as intervenções necessárias para recuperar a estação de captação e de tratamento. No entanto, alguns trabalhos na estação Esteio só poderão ocorrer com a baixa das águas.

No bairro Guajuviras, em Canoas, a Corsan iniciou obra de interligação de duas adutoras de água, para ampliar a vazão. A intervenção tem o objetivo de acelerar o abastecimento nas partes mais altas do município e, consequentemente, melhorar o fornecimento de água na região. A conclusão está prevista até o final desta semana. Até que a Estação de Tratamento Rio Branco volte a operar, o fornecimento de água acontece pelo redimensionamento da ETA Niterói. Três poços foram perfurados na última terça (14) e já estão conectados e prontos para distribuir água potável à população.

Na ETA Rio Branco, seguem intensos os trabalhos das equipes na contenção do alagamento e drenagem da água retida na área dos quadros de comando para que as manutenções necessárias possam ser feitas. Também está sendo viabilizada entrada de energia elétrica, para restabelecer o funcionamento da estação.

NORDESTE (Região de Bento Gonçalves)

Com o recuo do nível rio Caí, equipes da Corsan conseguiram acessar as áreas de captação de água bruta de Montenegro e de São Sebastião do Caí (sistema também atende Capela de Santana) e trabalham na drenagem das estruturas e no reparo dos equipamentos para colocar o sistema de bombeamento em funcionamento ainda nesta quarta. Em Gramado e Canela foi concluído o conserto de adutora que abastece as duas cidades e a retomada do abastecimento é gradual. Além desses municípios, estão parcialmente desabastecidos Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela e Roca Sales, impactando em 38 mil imóveis.

CENTRAL (Região de Santa Maria)

O desabastecimento afeta 2 mil imóveis em Rio Pardo, com retomada gradual do abastecimento após reparos no sistema de captação.

SINOS

Gerador de energia e balsa estão sendo instalados para recolocar a estação de captação de General Câmara, que segue submersa e sem acesso, em operação ainda nesta quarta. Até a recuperação do sistema, três poços, dois reservatórios com água potável e caminhões-pipa abastecem emergencialmente a população.

Sair da versão mobile