Conecte-se conosco

Região

Mais uma edição da Expointer marcada pela força do agro da região

29/08/2024 - 10h58min

Atualizada em 29/08/2024 - 11h56min

A PROCURA PELOS PRODUTOS DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR É CRESCENTE
Por
Cândido Nascimento

Novamente o Pavilhão da Agricultura Familiar é um dos espaços mais visitados da Expointer. O local tem almoço a um custo baixo aos produtores e visitantes. A grande variedade de opções de produtos alimentícios originados da agricultura familiar chama a atenção de todos visitantes. A cada ano, algumas agroindústrias da região investem em produtos diferenciados, propondo itens com sabores diferenciados. Geleias sem açúcar, biscoitos, geleias com pimenta, queijos especiais e flores e plantas diferenciadas estão entre essas novidades.

SABORES DO RANCHO

De Estância Velha, a sabores do Rancho Laticínios Artesanal é uma agroindústria familiar do bairro Rincão da Saudade, que produz queijos, iogurtes e sorvetes, a partir do leite extraído das vacas Jérsey da propriedade rural. Presente na 47ª Expointer, a agroindústria levou sorvetes diferenciados como o com chocolate 50% cacau, cappuccino e o que é mais pedido, feito com butiá, além de iogurtes eu queijo minas frescal.

LANÇAMENTO DA TRADIÇÃO

A Queijaria Tradição, de Nova Petrópolis, levou o carro-chefe de vendas, o Queijo Imperial, que é diferenciado, feito com leite cru, maturado pelo mínimo de 60 dias, tendo um sabor mais apurado e que é zero lactose. Neste ano está sendo lançado o Queijo Colonial maturado na cachaça. “Essa novidade deste ano é um queijo maturado na cachaça de amburana e no final tem um leve sabor de madeira com um toque de canela”, explica Marcos Seefeld, proprietário da queijaria.

BOAS EXPECTATIVAS

Segundo relato de Juliana Enzweiler da Cachaçaria Unser Schnaps, cuja tradição familiar vem desde 1858, e que teve uma cachaça recentemente premiada na Expointer em 2022, a expectativa é boa. “O sábado e o domingo já contaram com um movimento bom”, afirma a empresária. Ela levou seis tipos de cachaça envelhecidas em barril de bálsamo, cabriúva, amburana e carvalho, e mais a prata, que é feita no inox para permanecer com a cor mais clara.

EMBUTIDOS

Várias empresas de embutidos marcaram presença. Representando a região estava a Viz Embutidos, de Presidente Lucena, e a Embutidos Mewius de Picada Café. Segundo Daniela Arnhold, da Viz, tem tudo para ser uma boa feira, cujos sinais já foram bons no final de semana passado.
Ligia e Jorge Schaefer, que representaram a Mewius, conta que é a terceira participação da empresa, e já houve um bom final de semana de vendas. As expectativas de vendas foram superadas, garantem eles. Um lançamento deste ano é o salsichão defumado.

BISCOITOS E GELÉIAS

A Produtos Lilien, de Picada café, levou uma grande variedade de produtos, entre biscoitos e geleias orgânicas, que festão bastante requisitadas na feira. Clarice e o esposo Roberto Rohr estavam empolgados com a visitação ao seu estande, sendo esta a 10ª participação da família no evento. “Acreditamos que esse ano vai superar as demais edições da Expointer que já participamos”, explica Clarice.

ESPAÇO DA FLOR GAÚCHA

Acasa da Flor Gaúcha da Aflori, que é a Associação de Floricultores do Rio grande do Sul, marcou presença com 20 associados. Ivoti está representada pela Jardim do Alto, que trabalha com flores, plantas e suculentas, num espaço em que vários parceiros da região participam junto com Laerte Correa da Silva. “Já faz 28 anos que coordeno o Espaço da Flor Gaúcha, sendo primeiro com a Emater e há 20 anos pela Aflori”, enfatiza. Estão participando floricultores da Encosta da Serra, do Vale do Caí e do Vale do Sinos.

COELHOS CAMPEÕES

De Dois irmãos, Luiz Büttenbender e Rubens Engelmann tiveram coelhos grandes campeões. Büttenbender levou 65 coelhos das raças Nova Zelândia. Ele teve três Grandes Campeões: Nova Zelândia branco macho, Rex Chinchila e Castor Ex. E ainda quatro Reservas de Campeão, sendo Mini Rex Macho, Rex Chinchila, Prateado Champagne e Nova Zelândia vermelho. Rubens teve o Grande Campeão macho Gigante de Flandres e a Grande Campeã fêmea Gigante de Flandres. Levou somente oito coelhos e teve 1º, 2º, 3ºe 5º lugares na categoria fêmeas, e 1º, 2º, 3º e 4º lugares na categoria macho.

TOURO EM DESTAQUE

A Fazenda Kunz, de Presidente Lucena, obteve com o touro o RAJ o 2º lugar, sendo o Reservado Grande Campeão, que apenas por alguns detalhes perdeu para o Campeão. “É muito importante ver que o nosso trabalho aqui na Fazenda Kunz está sendo cada vez mais reconhecido”, destaca Roger Kunz.

SEMANA DE JULGAMENTOS

Os julgamentos dos produtos da Agroindústria Familiar expostos na Expointer serão realizados até ESTA quarta-feira, 28, no espaço do Concurso localizado no Pavilhão da Agricultura Familiar, de acordo com este cronograma:

26/08 – 14h – Salame tipo italiano e Linguiça de carne suína defumada
27/08 – 9h – Mel
27/08 – 14h – Vinho tinto de mesa seco e Suco de Uva Integral/Natural
28/08 – 11h – Melado líquido
28/08 – 14h – Cachaça prata

O resultado final, com a entrega das placas, será divulgado no Pavilhão da Agricultura Familiar, na quinta-feira,29, ao meio-dia. Os três primeiros colocados de cada categoria participam do Desfile dos Grandes Campeões da Expointer, na sexta-feira,30 de agosto, às 10 horas, na Pista Central.

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.