Região
Mais uma edição de sucesso da MostraClak em Estância Velha

Por Geison Concencia
ESTÂNCIA VELHA – O Colégio Luterano Arthur Konrath recebe mais uma edição da MostraClak – Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia. Neste ano, foram 110 trabalhos inscritos de estudantes do ensino fundamental, sendo 50 do Colégio Luterano e 60 de outras instituições.
Ao todo, 23 escolas participam da Feira, que tem o papel de mostrar à sociedade o quanto pode melhorar em estudos; incentivando a leitura e a educação; mostrando à comunidade o potencial dos trabalhos desenvolvidos por alunos.
“O principal benefício da Feira é fomentar o estudo, a leitura, a educação e o respeito; e descobrir um mundo novo”, explica o professor Vandoir Bock.
Entre os trabalhos da Feira, está o Gerador de Van de Graaff, das alunas do Colégio Luterano Ana Beatriz Desiam Kaspary e Cecília Branco Siebel. As duas apresentaram um equipamento criado em 1931 pelo físico Robert Van de Graaff, usado para acumular grandes quantidades de carga elétrica em um condutor esférico.
Ele funciona por meio de uma correia que transporta cargas até a esfera, produzindo altas tensões. Muito utilizado em experimentos de física, demonstra fenômenos eletrostáticos, como faíscas.
Do Espírito Santo para o Clak
As estudantes Kauanny Teixeira Salucci, Larissa da Silva Marques e Alice Rodrigues Pimentel vieram do Espírito Santo para expor seu trabalho sobre a Dinâmica da Cadeia Produtiva das Frutas Cítricas em Jerônimo Monteiro. Da sua cidade natal, a “Terra da Laranja”, elas tiveram a ideia de desenvolver e mostrar sabonetes e farinhas provenientes de frutas cítricas. Além do sabonete, elas apresentam um livro no qual conta sobre a importância das frutas cítricas em Jerônimo Monteiro, sua terra natal.