Cadernos
Mara Stoffel, a primeira mulher chefe do Executivo de Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | Mara Susana Schaumloeffel Stoffel (PDT), 55 anos, é a primeira mulher a assumir o cargo mais alto do Executivo no Teewald. Após um único mandato como vereadora, ela concorreu contra Adriano Lechner (PSDB) em 2016 e venceu com uma diferença de 157 votos. Em 2020, mais uma vez ao lado de Gilnei Capeletti (MDB), ela se reelegeu, desta vez com uma vantagem de 2.659 contra Sérgio Boufleur (PP).
Agora está nos seus últimos meses de mandato. O fato de ter sido a primeira chefe do Executivo é, segundo ela, uma “oportunidade de demostrar a força e capacidade das mulheres”.
Afirma que ao longo destes anos buscou manter “um legado de trabalho, respeito e honestidade”. Disse que teve por premissa saber que nem sempre se pode tudo que se quer. “Mas lutamos para melhorar a vida dos moradores.”
Ela resume a experiência como gratificante. “Vários desafios e muito trabalho, tornando tudo ainda mais especial devido ao relacionamento com cada hervalense.”
Questionada se conseguiu realizar tudo o que almejava, afirma que foram muitas conquistas em prol do desenvolvimento local, mas com sonhos de fazer sempre mais. “Sempre teremos projetos a executar, não podemos parar. Assim é na vida e, no município, poderemos ter 150 anos e ainda teremos coisas a fazer.”
Para Mara, as maiores dificuldades do seu mandato se concentraram no período de pandemia e, também, as enxurradas que assolaram a cidade fortemente ao longo do ano passado e agora em maio.
Apoio a Gilnei
Mara afirmou que apoia o seu vice Gilnei como pré-candidato nestas eleições pelo MDB. “Meu posicionamento é pela continuidade do nosso trabalho.”
Questionada qual será seu caminho a partir de janeiro, respondeu que “o futuro a Deus pertence”. Mas frisou que espera que possam “manter gestores e legisladores comprometidos, honestos e transparentes, e que com isto o município continue avançando em todas as áreas.”