Região
Massas de ar frio trarão primeiro frio rigoroso do inverno
O CALOR ACIMA DA MÉDIA SERÁ QUEBRADO NESTA SEMANA
Duas massas de ar frio vão atingir o Sul do Brasil nesta semana, finalmente trazendo um período mais prolongado de marcas invernais que é a condição típica desta época do ano. A segunda massa de ar frio, a mais forte, será responsável por provocar temperatura muito baixa como ainda não se registrou neste ano.
O mês de junho, que é um dos mais frios da climatologia anual, está sendo caracterizado até agora por temperatura muito acima da média. Os desvios de temperatura, especialmente as máximas, são enormes em relação às médias históricas.
A primeira frente fria, foi sentida na manhã desta segunda-feira, e no amanhecer de terça. Com isso, as condições se tornarão propícias à formação de geada em alguns pontos da Serra.
Chuva causa segunda massa de frio
Como a massa de ar frio deste começo de semana não é de grande intensidade, o tempo não vai firmar por vários dias. Na metade da semana, a tendência é de a chuva retornar ao Estado e com forte intensidade em algumas cidades.
Com a chuva, o ar ficará mais frio e seco e trará temperatura baixa e frio mais intenso a partir de quinta até o final de semana.
Chuva da semana
O mês de junho, foi marcado por vários dias de chuva. A terceira semana de junho, do dia 17 a 24 foi registrado 106,6 mm na região, mais exclusivamente em Ivoti. Na última quarta-feira, (19) foi o dia mais chuvoso, contou com 50 mm de chuva.