Região
Menos de um mês para a 25ª Kartoffelfest, tradicional Festa da Batata de Santa Maria do Herval
Muito bolinho de batata, atividades culturais e chopp lhe esperam
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | Falta pouco para um dos maiores e mais tradicionais eventos da região: a 25ª Kartoffelfest [Festa da Batata] que começa em menos de um mês, por sete dias, entre 10 e 19 de maio.
Neste ano a festividade celebra os 36 anos de emancipação política do município – carinhosamente chamado de Teewald – e os dois séculos da imigração alemã. São inúmeras atrações voltadas para todos os públicos que valorizam, sobretudo, a identidade local.
Haverá shows com inúmeras bandas, apresentações culturais, chopp, e muita gastronomia – com o carro-chefe sendo o delicioso bolinho de batata. Inclusive, neste ano, terá resgate de receitas cuja atividade faz parte da celebração do Bicentenário.
“Em maio, todos os caminhos levam a Santa Maria do Herval”
Segundo a presidente da Associação Cultural Teewald, Miguelina Kaefer, que realiza o evento, praticamente todos os serviços e atrações da festa estão reservados e contratados. Agora estão intensificando a divulgação pelos municípios da região, meios de comunicação e redes sociais.
“Além disso, é o momento de alinhar e organizar os últimos preparativos para receber e atender bem o público de todas as idades. Estamos ansiosos, pois falta um mês para o início de mais uma Festa da Batata.”
A expectativa, segundo ela, é que um grande público venha prestigiar o evento. “Em maio todos os caminhos levam a Santa Maria do Herval”, convida.
“A sua presença tornará o evento muito mais especial!”
A prefeita Mara Stoffel (PDT) enfoca que neste ano do Bicentenário o evento se torna ainda mais especial. “A identidade da Kartofelfest é totalmente relacionada a imigração alemã. Muito chopp, música, dança, gastronomia, cultural, feira.”
Ela destaca que tudo está sendo preparado com carinho para receber os hervalenses e visitantes. “Estamos aguardando você. A sua presença tornará o evento muito mais especial!”
“ Reúne nossas tradições e mantém a cultura local”
Marcos Cesar Stoffel, o Max, é secretário de Turismo e coordenador da Festa. Ele destaca a importância que o evento tem para a cidade e, por isso, já estão trabalhando nos preparativos desde que a edição anterior terminou.
“É a maior festividade do Teewald. Reúne nossas tradições e mantém a cultura local. A Kartoffelfest é pensada e preparada para todos os públicos. Em maio, esperamos todos para festejar conosco.”
Divulgação em todo o Estado
A organização não abre mão do tradicional convite ‘olho no olho’, indo nas cidades da região, nos eventos, conversando e convidando as pessoas – evidenciando uma das maiores características dos hervalenses: a receptividade.
Nesta semana o organizador do evento e secretário de Turismo Marcos Cesar Stoffel, junto da prefeita Mara, presidente da Associação Miguelina e soberanas estiveram em Porto Alegre convidando o governador Eduardo Leite.
Atrações musicais de destaque
O evento terá atrações musicais como Rosa’s, 0800, Sétimo Sentido, San Marino, Tchê Chaleira, DJ Cleiton, Santa Cruz, Dona Maria, Cavalinho, Banda Universitáriam Festerê, Indústria, Os Atuais, Rogério Magrão, Flor da Serra, Sandro Coelho, DJ Fuzil, Choppão, Corpo e Alma, Brilha Som e muito mais.
Haverá apresentações no palco cultural e, claro, presença constante de bandinhas típicas em todo o espaço do evento.
A programação completa você confere CLICANDO AQUI.
Terceira idade
Como já é tradição, terá dois bailes da terceira idade nas sextas-feiras. No dia 10 será do Grupo Viver é Legal. Dia 17, do Grupo Amizade. Nestas datas terá chopp com preço especial.
Nossa cultura
O encontro de grupos folclóricos alemães acontece na manhã do dia 11. E das invernadas gauchescas no dia 18. Ambos com início às 9h30.