Região
Mesmo sem ter terminado o mês, maio é o mês mais chuvoso da história na região
ATÉ A ÚLTIMA SEGUNDA ACUMULOU, 626MM NA REGIÃO
Região
Ainda faltam quatro dias para o término de maio, mas já se pode afirmar que ele é o mês mais chuvoso do século na região. Até o início da tarde de segunda, dia 27, a chuva acumulou os 626 milímetros, superando os 518 milímetros que pertenciam ao mês de setembro de 2023, que ostentava o recorde anterior de mês mais chuvoso dos últimos 24 anos.
Conforme o estancianse Evaldo Lenhard, que desde o ano 2000 faz medições para a Defesa Civil de Estância Velha em sua propriedade, conta que desde o início do ano já acumulou 1424 mm.
Precipitação e estabilidade no tempo
Segundo dados do Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2024, a tendência para o início da semana é de precipitação e estabilidade no tempo. Na segunda-feira, dia 27, teve chuvas mais volumosas. Na terça-feira, terá chuva localizada na região da Serra. Na maior parte do Estado, as temperaturas devem cair e o tempo deve permanecer estável. Na quarta-feira, a tendência é de tempo estável sobre todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas mais amenas.
Na maior parte do Estado, o volume de chuva previsto estará acima de 50 milímetros. A precipitação mais expressiva nos próximos dias é esperada principalmente para as regiões Sul, Central e Metropolitana, com volumes entre 100 e 200 milímetros.