Região

Ministério da Saúde e Bombeiros alertam para riscos quanto ao calor extremo

15/12/2023 - 04h00min

Imagem registra fim de tarde em Porto Alegre (FOTO: Fernando Oliveira)

Previsão estima temperaturas na casa dos 43° durante o final de semana

Por Geison M. Concencia

Região – Com a eminência de uma onda de calor intensa para o final de semana, autoridades e órgãos governamentais emitem alerta quanto aos riscos de exposição prolongada a altas temperaturas.

Para o próximo domingo, há projeção de sensação térmica na marca dos 43° em algumas regiões, e o Rio Grande do Sul, está no mapa do calor extremo.

Os mais vulneráveis e que precisam de mais atenção são pessoas idosas, bebês e crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas, como problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação; além da população em situação de rua.

Para a população em geral, para se proteger da insolação, o Ministério da Saúde recomenda hidratação, resfriamento e proteção do sol e calor. A pasta preparou um guia com dicas básicas sobre como lidar com as temperaturas extremas, entre elas: beber águas e sucos com frequência, mesmo quando estiver sem sede; evitar bebidas com álcool, açucaradas e os refrigerantes; evitar refeições pesadas e condimentadas; ingerir refeições leves, como saladas e frutas, a exemplo de melancia, melão e laranja; permanecer em locais mais frescos e arejados: à sombra, com ar-condicionado ou ventilador; manter os ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água; usar roupas com tecidos e modelos frescos para deixar a pele respirar; tomar banhos frios ou com temperaturas mais baixas; evitar mudanças bruscas de temperatura; evitar se expor ao sol nos horários mais quentes, assim como não realizar atividades físicas nestes intervalos, principalmente, ao ar livre; usar protetor solar, óculos escuros e chapéus.

Riscos quanto afogamentos

Durante os períodos quentes do ano, aumenta a procura por praias, balneários, lagos, rios e piscinas. Todas elas são uma opção para evitar o calor. Porém, elas merecem cautela, já que podem causar afogamentos.

Na região, já foram registrados mortes por afogamentos em rios, o que demonstra a existência do risco. O sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Ivoti, Everton, cita alguns cuidados especiais na hora de usar alguns desses locais.

Everton destaca a necessidade de sempre ficar atento as crianças e não perdê-las de vista. Elas devem estar acompanhadas de um adulto e evitarem brincadeiras, como pular de locais altos.

Outra precaução apontada por Everton é atenção aos conselhos dos salva-vidas. “As pessoas precisam respeitar as orientações dos guardas vidas.

Sargento também mencionou sobre os riscos de se ingerir bebidas alcoólicas, antes de entrar em um rio. “Como álcool e direção são duas coisas que não combinam, assim é bebida e água profunda. Elas são combinações perigosas”.

Em casos de afogamentos, a orientação do Sgt. Everton é de que as pessoas liguem imediatamente para os bombeiros, que passarão as informações preliminares, enquanto uma viatura será deslocada.

Sair da versão mobile