Região
Deputado Issur participa de missão gaúcha no Japão e China
Issur busca conexões nas áreas de prevenção a desastres naturais e infraestrutura
Estado- O deputado estadual Issur Koch integrará a Missão Oficial do Governo do Estado para o Japão e a China, que acontece de 14 a 28 de novembro. Na Ásia, o parlamentar participará de reuniões com empresas como BYD, Toyota, Mitsubishi, Huawei, Hitachi, JTI Group, entre outras. “Além de prospectar negócios para o Estado e, em especial para a região, teremos agendas para conhecimento de melhores práticas para o enfrentamento de catástrofes climáticas, uma vez que o Japão, em virtude de ter enfrentado diversas tragédias ambientais ao longo de sua história, tem uma expertise reconhecida mundialmente na área, com destaque para o Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção a Desastres Naturais (NIED)”, explica.
Com foco econômico, a missão tratará de pautas que vão das mudanças do clima à transição energética, passando pelos semicondutores e, em especial, para o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde e de energias renováveis; e aproximação institucional com as províncias irmãs do RS (Shiga no Japão e Hubei na China).
PORTO MERIDIONAL
A japonesa Mitsubishi, conhecida por seus carros e produtos eletrônicos, atua mundialmente em operações na área da infraestrutura, especialmente em portos. A divisão marítima da empresa, a Mitsubishi Marine, seria uma das interessadas em atuar em Arroio do Sal, no Porto Meridional. Presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional na Assembleia Legislativa, Issur irá visitar a empresa. “Estaremos levando material impresso na língua inglesa e língua local. Queremos conhecer melhor possíveis propostas para nosso porto no Litoral Norte, sendo esta uma grande oportunidade para trocarmos experiências com um dos maiores players mundiais do setor”, destaca.
Issur lembra que a China foi responsável por 24,5% das exportações do Estado em 2023, tornando-se o principal comprador do Rio Grande do Sul devido ao seu modelo de crescimento econômico, que se baseia na promoção de exportações e no avanço industrial. “Essas cargas precisam ser movimentadas no RS e, neste sentido, o Porto Meridional oferece uma importante alternativa para redução dos custos de logísticas e contribuindo decisivamente para a melhoria da infraestrutura gaúcha, gerando movimentação financeira, econômica e de geração de impostos”, define o deputado.