Conecte-se conosco

Região

Mobilização policial, inteligência e cercamento eletrônico: como foi a operação que prendeu bandidos que assaltaram o prefeito de Estância Velha

12/06/2024 - 11h05min

Veículo usado pelos criminosos foi apreendido

Estância Velha – Eram pouco mais de 19h, no momento em que o prefeito Diego Francisco chegava no apartamento em que reside, na rua Humberto de Campos esquina com a Tobias Barreto, no Centro, quando foi abordado por criminosos que anunciaram o assalto e levaram seu celular, um modelo iPhone. Em poucas horas, graças à mobilização das forças policiais do município, o crime foi elucidado e os três envolvidos acabaram presos.

A ocorrência, que teve desfecho positivo com a prisão dos envolvidos, só teve êxito graças à agilidade da polícia, ao serviço de inteligência e ao moderno sistema de videomonitoramento do município.

Conforme a Guarda Municipal, tudo iniciou com o assalto ao prefeito, em uma ação que durou poucos segundos. De imediato, Francisco buscou abrigo na casa de um vizinho para acionar a polícia. Através da sala de operações da GM, os agentes conseguiram identificar o paradeiro do carro – até então suspeito –, um Chevrolet Classic prata, de ter sido utilizado pelos bandidos.

Pelas imagens, o veículo circulou por alguns pontos do município, até ingressar no bairro Floresta. Durante diligências no bairro, os agentes da GM conseguiram localizar, no Beco dos Camangas, ao final da rua Zeno Schmiedel, o carro e um dos suspeitos. O local já é conhecido pela desova de veículos e por já ser ponto de outras ocorrências policiais.

Um dos criminosos foi abordado e preso, enquanto outros dois fugiram. Diante do fato, a Brigada Militar (BM) e Polícia Civil foram informadas e também se dirigiram ao local, onde se iniciou a busca pelos demais envolvidos, enquanto o primeiro suspeito era encaminhado para os procedimentos de praxe, pela prisão em flagrante.

No endereço, também ficou confirmada a suspeita sobre o carro, tanto pela placa, quanto pelo engate de reboque, películas, adesivo e rodas pretas do Classic usado pelos criminosos. Através do trabalho de inteligência da BM, os dois outros assaltantes também foram localizados, identificados e acabaram presos.

O próprio capitão da 4ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), que comanda a BM da região, Rafael Lincke, efetuou a prisão dos dois últimos criminosos, que haviam fugido.

Ouvidos pela polícia, os homens confessaram o crime e entregaram o celular do prefeito, que havia sido roubado, além do simulacro de arma de fogo utilizado no assalto. Os objetos estavam na mata da casa alugada pelos homens. Os três foram conduzidos até o plantão da Delegacia de Estância Velha, onde foram presos em flagrante.

Bandidos “deram azar” ao assaltar o prefeito

Um dos pontos que, de imediato, levantou dúvidas a respeito do crime era a possibilidade de premeditação do crime, diante da constatação de que o assalto foi cometido contra o prefeito de Estância Velha. Após ser roubado, Diego informou a polícia sobre a suspeita do uso de arma de fogo por parte dos bandidos.

Entretanto, após a conclusão da ocorrência e da prisão dos envolvidos, o que foi apurado pela polícia é de que, possivelmente, os bandidos tiveram “azar” ao assaltar, justamente, o prefeito. “Acreditamos que eles não sabiam de quem se tratava. Eles moravam recentemente na cidade”, confirma o delegado Rafael Sauthier, que decretou a prisão em flagrante.

Conforme apurado pelo Diário, os homens eram trabalhadores da construção civil e haviam se mudado recentemente para o município. Entre eles estão pai e filho, de 41 e 23 anos. O pai era morador de Porto Alegre, enquanto o filho residia em Viamão. Já o outro preso, um jovem de 24 anos, também morava em Viamão.

Simulacro de arma de fogo e celular do prefeito recuperado

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.