Conecte-se conosco

Região

Moradora de Ivoti de 23 anos enfrenta drama de saúde e está hospitalizada

25/03/2024 - 11h04min

Katrine Hanauer da Silva, de 23 anos, enfrenta a endometriose desde a infância, mas a doença se agravou após uma gestação (Foto: reprodução/Instagram)

Ivoti – Katrine Hanauer da Silva, de 23 anos, moradora em Ivoti, enfrenta um drama de saúde que tem gerado grandes desafios para ela e sua família. Diagnosticada com endometriose desde a infância, a doença progrediu rapidamente após uma gestação, levando-a a buscar atendimento médico constante desde agosto do ano passado.

O caso se tornou mais grave quando um exame mais preciso revelou que o agravamento da endometriose afetou seus rins. Após ser demitida do hospital particular onde trabalhava em Novo Hamburgo, devido aos seguidos afastamentos por atestados médicos, a família recorreu ao prefeito Martin Kalkmann, que os orientou a entrar com um processo judicial para garantir o tratamento adequado.

Com a decisão judicial, Katrine foi internada no Hospital São José, em Ivoti, onde novos exames de sangue mostraram alterações significativas e seus rins estavam parados. Transferida para o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, no dia 15 de março, os médicos alertaram que, se tivesse esperado mais alguns dias, poderia ter ido a óbito.

Atualmente, ela está em tratamento no hospital em Canoas, onde precisa passar por hemodiálises devido ao comprometimento dos rins e trata uma anemia resultante do agravamento da doença. Os médicos também suspeitam que o caso possa ter evoluído para um câncer, o que torna o tratamento ainda mais complexo.

A necessidade urgente de uma nefrostomia – procedimento para desobstruir os rins – coloca a jovem em uma corrida contra o tempo. O SUS oferece apenas cinco procedimentos por mês e a agenda para abril já está lotada, o que significa que Katrine terá que esperar até maio se permanecer em Canoas. Por isso, a família busca transferi-la para o Hospital Conceição, em Porto Alegre, referência no tratamento da endometriose.

Enquanto isso, o marido de Katrine trabalha durante o dia e a acompanha à noite, enquanto os familiares se revezam para ficar com ela no quarto do hospital. Sua filha de apenas 1 ano e 4 meses fica aos cuidados da avó paterna, longe da mãe.

A internação de Katrine pelo SUS gera grandes despesas para a família, que lançou uma campanha de arrecadação de fundos online para ajudar a custear os gastos extras, como itens de higiene pessoal e deslocamento para Canoas, entrou outros. Para contribuir, é possível acessar o link da “Vakinha” virtual – clicando aqui – ou fazer doações via PIX, utilizando a chave celular da mãe de Katrine, Patrícia Maria Hanauer: (51) 98048-0959.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.