Região
Moradora de Ivoti faz denúncia nas redes sociais sobre transporte da Prefeitura para a APAE
Paula Seewald, moradora do bairro Bom Pastor, em Ivoti, publicou um vídeo em suas redes sociais denunciando a postura do motorista do transporte escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). “Tirei meus três filhos as 6 horas da manhã da cama, 7h30 estava esperando na frente de casa, 8h15min liguei para a APAE e me informaram que disseram que foram buscar. É mentira. Pedi as imagens da câmera de um vizinho e ele não passou”, afirma Paula no vídeo. “O João tem 19 anos, hidrocefalia e foi diagnosticado, há um ano, com autismo grau 3, ele depende das fisioterapias da APAE e nós dependemos do transporte fornecido pela Prefeitura”, disse.
Os relatos de Paula trazem diversas denúncias, uma delas com relação a boatos sobre o cargo de motorista: “toda vez que começa um motorista na APAE, ele não entra gostando. Não sei o que acontece, se brigam com alguém, mas a APAE é taxada como castigo para os motoristas. Nós temos o direito de ter uma pessoa humana para trabalhar com os nossos filhos”, afirmou. “Tirem o motorista e coloquem uma pessoa sensata, que não corra, esse tipo de ônibus tem que andar com cuidado”, reforça ela.
O vídeo publicado no Facebook já tem mais de 82mil visualizações, 1.7mil curtidas e 248 comentários.
Ver esta publicação no Instagram
O vice-prefeito, Alexandre dos Santos, recebeu Paula na terça-feira, 2, para conversar sobre o assunto, após a publicação do vídeo, e, segundo Paula, prometeu auxiliar na resolução desse problema.
A diretora da APAE, Marliese Christine Simador Godoflite, e também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ivoti, declarou que a Associação conversou com o motorista e também realizou uma reunião com ele e duas representantes da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), na semana passada, para tentar melhorar o serviço prestado por ele junto aos atendidos pela APAE. “Prezamos sempre pelo respeito e o acolhimento, independente do serviço prestado é importante um olhar de cuidado com as famílias”, declarou.
Comunicado na Prefeitura
A Secretaria de Educação, responsável pela parceria com a APAE e pelo transporte dos assistidos, informa à comunidade que houve uma troca temporária do motorista que realiza esse serviço. A mudança ocorreu porque um dos motoristas do transporte escolar pediu exoneração, o que exigiu o remanejamento interno da equipe.
Com a saída desse profissional em 27/10/25, foi necessário reorganizar o quadro de motoristas para atender tanto as rotas escolares quanto o transporte da APAE. Enquanto o novo motorista não era efetivado, solicitamos temporariamente um servidor de outra secretaria. Quando um motorista da Secretaria de Saúde foi encaminhado para a Educação, optamos por manter o motorista efetivo nas rotas fixas dos escolares e designar o motorista cedido para o atendimento da APAE.
Após alguns dias dessa reorganização, recebemos reclamações de familiares sobre alterações nos horários. Diante disso, a Diretora Administrativa e a responsável pela parceria do transporte reuniram-se com a Diretora e a Secretária da APAE para reforçar que os horários devem ser mantidos e cumpridos, garantindo a organização das famílias dos assistidos e o planejamento dos profissionais da instituição.
A situação apresentada no vídeo não foi comunicada diretamente à Secretaria. Ainda assim, diante do que foi exposto, já realizamos os devidos encaminhamentos para solucionar a questão.
Reiteramos nosso compromisso com a garantia de uma educação de qualidade e com o atendimento responsável à comunidade de Ivoti.
