Região
Moradores de Santa Maria do Herval seguem sem energia elétrica desde domingo
Por Cleiton Zimer
Moradores da Linha Marcondes Baixa estão sem energia elétrica desde a tempestade que atingiu a região na noite de domingo (1º). A falta de fornecimento afeta principalmente os moradores do trecho entre o campo de futebol e a igreja, gerando dificuldades para cerca de dez famílias, incluindo produtores de leite.
Situação dos moradores
O morador Rafael Lauxen relatou que os vizinhos têm feito diversos protocolos junto à empresa responsável pela distribuição de energia, a RGE, mas os prazos dados para o restabelecimento da luz não têm sido cumpridos. Segundo ele, a situação já perdura por mais de três dias, sem solução.
“A cada vez que fazemos protocolo, nos informam que a energia será restabelecida até determinado horário, mas quando chega o prazo, a luz não volta. Até agora, já fizemos vários pedidos e sempre nos dão um novo prazo, que também não é cumprido”, comentou Rafael.
Impacto para os produtores de leite
A maioria dos moradores da área afetada trabalha com a produção de leite, e a falta de energia tem causado prejuízos. A dificuldade para armazenar o leite, sem poder utilizá-lo para resfriamento, aumenta a preocupação com a qualidade do produto e a possibilidade de perda.
“São dez famílias, muitas com produção de leite, e o problema é que a maioria não tem gerador para manter o leite refrigerado. A situação está difícil, pois, sem energia, o leite pode acabar estragando”, explicou Rafael.
Problemas no fornecimento de energia
Os moradores acreditam que o problema tenha sido causado por um fio rompido, possivelmente devido à queda de galhos de árvores durante a tempestade. Rafael ainda mencionou que há outro trecho da fiação, sobre o rio, que também foi danificado.
“Parece que a fiação que passa pelo rio também foi afetada, e isso pode ter causado o rompimento. Já fazem vários dias e nada de resolverem o problema”, afirmou.
Acompanhamento da situação
Diversas localidades ficaram sem o fornecimento de energia elétrica após o temporal. Parte foi reestabelecida na segunda-feira, outros, na terça, mas ainda há pontos desassistidos.
A reportagem cobrou a RGE sobre uma previsão de normalização na Linha Marcondes e aguarda um retorno.