Região
Moradores, por conta própria, fazem ‘pinguela’ enquanto ponte não fica pronta em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Os moradores Ricardo Geier e Jean Rodrigues resolveram construir uma ‘pinguela’ de madeira no bairro Vale Verde, na rua Afonso Wolf, enquanto que a ponte sobre o Arroio da Direita – destruída em junho durante o ciclone extratropical – não fica pronta.
Passagem feita pelos moradores
O trabalho foi feito, conforme Ricardo, para que ao menos os pedestres possam ter uma passagem. “Bem complicado para todos moradores. Acho que essa ponte já poderia estar pronta há muito tempo”, desabafou, dizendo que tomou a iniciativa porque muitas pessoas precisam passar ali que não tem carro, “principalmente idosos e estudantes”.
- FOTOS: PMDI
“O que nós fizemos a Prefeitura poderia ter feito logo para as pessoas”, disse, afirmando que usou somente algumas madeiras e pregos. “Importante é a vontade de fazer. E se der muita chuva e levar a ponte embora vou fazer outra com certeza.”
De acordo com a Prefeitura, a obra foi iniciada em agosto, mas sofrem com a quantidade de dias chuvosos na região. “Estamos trabalhando em cursos d’água e com concreto, por isso precisamos de dias contínuos de tempo seco”, disse o chefe do Setor de Engenharia, Afonso Bastian.
Nesta quinta-feira (21), chegaram as primeiras sete galerias de concreto que serão instaladas na nova ponte. Na sexta-feira e na segunda-feira (22 e 25), novas remessas estão previstas para serem entregues.
Ao todo serão instaladas 32 galerias de concreto armado pré-moldada de 2,50 x 2,50, que são unidas por meio da junção rígida – tipo macho e fêmea – e fixadas sobre à fundação de concreto armado e amarração de aço, totalizando uma pista de 96,90 m².
Galerias que serão instaladas começaram a chegar nesta quinta-feira (21) (FOTO: PMDI)
Segundo o setor de engenharia da Prefeitura, a previsão é que na próxima segunda-feira (25) inicie a instalação das galerias para a continuidade dos demais serviços da obra para construção da nova ponte.
NAVEGANTES
A mesma demora ocorre na da ponte sobre o Arroio da Direita, na Avenida Sapiranga, no Bairro Navegantes. Conforme a Administração, o excesso de chuvas recentes causou novo desmoronamento em uma das cabeceiras da ponte. No local está sendo feita a remoção do trecho que cedeu e com os ajustes no projeto inicial de recuperação. Enquanto isso os moradores precisam fazer o desvio por dentro do bairro.