Região
Morro Reuter busca parceria com cidade da Alemanha
Estado- Lideranças de Morro Reuter se reuniram nesta quarta-feira (10.07) com o cônsul Geral da Alemanha, Marc Bogdahn, em Porto Alegre. Na pauta do encontro agendado pelo deputado Issur Koch, a lei 2396/2024, de autoria do vereador Tiago Kolling Werner, que declara o município alemão de Weiskirchen como cidade co-irmã do município.
Ao lado do vice-prefeito Airton Bohn, Tiago explicou que a ideia surgiu do contato de um morador de Morro Reuter que está desenvolvendo um projeto de pesquisa na Alemanha. “O Tafarel Schmitt nos relatou a proximidade cultural e as muitas semelhanças entre Weiskirchen e Morro Reuter, sugerindo que fizéssemos essa aproximação com a cidade germânica”. Com a aprovação do projeto de lei na Câmara de Vereadores, a pedido de Thiago, Issur buscou o Consulado da Alemanha para iniciar as tratativas.
Marc Bogdahn saudou a iniciativa e disse que Weiskirchen, assim como muitas pequenas cidades do interior da Alemanha, tem muita similaridade com os Vales dos Sinos e Taquari, por exemplo. “Sugerimos que a municipalidade manifeste esse desejo diretamente à Administração Municipal alemã. De nossa parte, vamos referendar esse processo junto à Weiskirchen”, comprometeu-se o cônsul.
6º CAFÉ DA COLÔNIA
Além de entregar materiais de divulgação de Morro Reuter, o vice-prefeito convidou o cônsul para participar do 6º Café da Colônia, evento que acontece de 19 a 21 de julho no município. “A prefeita Carla Chamorro e toda comunidade terão prazer em recebê-lo às vésperas do Bi-Centenário da Colonização Alemã”, destacou. Bogdahn disse que estará cumprindo uma série de agendas relativas à data pelo Estado, mas que pretende estar em Morro Reuter no domingo, 21, para prestigiar as festividades.
Autor do Projeto de Lei 316/2021, que declarou o Vale Germânico como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul, Issur Koch destacou a importância do evento para a valorização da cultura alemã no Estado. “Nossa região mantém viva as tradições de nossos antepassados, seja pela língua, dança e culinária. O Café da Colônia já integra o calendário de eventos regionais, crescendo em participação do público a cada ano”, definiu.