Conecte-se conosco

Região

Morro Reuter conquista selo Ouro no Compromisso com a Alfabetização

09/02/2026 - 15h25min

Aluna da Escola Tiradentes Foto: Daniela Moraes/PMMR

Município é o único da região entre os 20 gaúchos com a certificação máxima do MEC

Morro Reuter

O Ministério da Educação divulgou o resultado da 2ª Edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização e Morro Reuter conquistou a categoria Ouro. Entre todos os 497 municípios gaúchos, apenas 20 do Rio Grande do Sul conquistaram a categoria que reconhece a educação municipal e o único da região é Morro Reuter. Este é o segundo ano consecutivo que o município conquista Ouro.

A certificação reconhece o empenho da rede municipal de ensino na implementação de políticas, ações e estratégias alinhadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), valorizando práticas pedagógicas consistentes, a equidade, a colaboração entre os sujeitos da educação e os resultados de aprendizagem.

O prefeito Airton Bohn comemorou a conquista e atribuiu o resultado ao comprometimento coletivo da rede de ensino. “Esses avanços refletem a união entre o poder público e a comunidade escolar, que compartilham o mesmo propósito: promover uma educação de qualidade”, afirmou o chefe do executivo local.

Para a secretária municipal de Educação e Desporto, Sônia Feldmann, o Selo Ouro simboliza o compromisso coletivo de todos os profissionais da Educação de Morro Reuter com uma alfabetização de qualidade, equitativa e transformadora para todas as crianças.

Selo

O emblema é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. A categoria ouro está vinculada ao atingimento da meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA). Entre os objetivos do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização está incentivar a implementação de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação alinhados ao cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.

Compromisso

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE.

Alunos da Escola Edvino Bervian Foto: Daniela Moraes/PMMR

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.