Região

Morro Reuter, Dois Irmãos e Novo Hamburgo divulgam nota de pesar pelo falecimento de Flávio Scholles

06/11/2024 - 06h14min

Atualizada em 06/11/2024 - 06h34min

Morro Reuter decretou luto oficial de três dias 
Por Mauri M.T.Dandel
Dois Irmãos/Morro Reuter/Novo Hamburgo- As Prefeituras divulgaram nota de pesar pelo falecimento do artista Flávio Scholles, ocorrido nesta terça, 5, em virtude de um câncer, que vinha sendo tratado há algum tempo. Em Morro Reuter, a prefeita Carla Chamorro declarou luto oficial de três dias. Em Dois Irmãos, o prefeito Jerri Meneghetti lamentou a morte do artista, grande incentivador da cultura. O deputado Marcel van Hattem também lamentou a morte do artista, destacando que em seu gabinete, em Brasília, há um quadro de Flávio Scholles.

Morro Reuter: Prefeitura decreta Luto Oficial de três dias

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Flávio Scholles, ocorrido na tarde desta terça-feira, na cidade de Dois Irmãos. Scholles foi um dos mais renomados artistas do Rio Grande do Sul, conhecido por sua representação única da cultura teuto-brasileira e pelo olhar sensível que lançava sobre a vida e o cotidiano. Ele deixa um legado de criatividade e um profundo impacto na cultura local e nacional.
Nascido e criado em Morro Reuter, Flávio Scholles se destacou como pintor, escultor e defensor da cultura e da história do nosso povo. Ao longo de sua carreira, criou um universo artístico próprio, explorando temas que vão desde a imigração alemã até cenas rurais e urbanas, sempre impregnadas de uma identidade visual marcante. Suas obras, carregadas de simbolismo e crítica social, são apreciadas tanto por seu valor estético quanto por seu compromisso com questões de identidade cultural e pertencimento.
Scholles era mais do que um artista: ele foi um cronista visual, documentando em suas telas e esculturas as histórias, lutas e alegrias de comunidades inteiras. Suas exposições, que passaram por importantes galerias e espaços culturais no mundo, deixaram uma marca inconfundível, proporcionando reflexão e emoção a todos os que tiveram o privilégio de admirar sua obra.
Entre suas obras mais conhecidas está a série “Recordações”, que explora a beleza e a simplicidade do cotidiano, transformando cenas comuns em experiências emocionais. Um dos quadros dessa série, Situações Poéticas, foi doado por Scholles para a sede da Prefeitura de Morro Reuter, além de uma réplica, que está exposta no Receptivo Turístico Belvedere.
A história e a memória de Flávio se confundem com a identidade de Morro Reuter, especialmente de São José do Herval, onde o artista construiu seu ateliê com uma arquitetura única.
Expressamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e admiradores de Flávio Scholles.
Fica decretado o Luto Oficial por três dias.

A prefeitura de Dois Irmãos também divulgou nota de pesar

Dois Irmãos lamenta o falecimento do artista plástico Flávio Scholles
A Administração Municipal de Dois Irmãos lamenta, com profundo pesar, o falecimento do artista plástico Flávio Scholles, ocorrido no início da tarde desta terça-feira, 05 de novembro, aos 74 anos. Ele residia no Bairro Travessão, em Dois Irmãos e faleceu em decorrência de um câncer.
Com quase cinco décadas de carreira, Scholles retratou em suas obras os temas que o cercavam, retratando a colônia onde nasceu, o êxodo rural, a cidade, a produção de sapatos e as origens como descendente de imigrantes alemães.
O artista é autor do Monumento ao Sapateiro, cartão-postal de Novo Hamburgo, localizado em frente ao Colégio Pio XII, e em homenagem ao trabalho e importância dos sapateiros, é autor das 12 esculturas sobre a temática, instaladas ao redor do seu atelier, em Morro Reuter.
Sua arte conquistou o reconhecimento internacional, com mais de 10 mil telas distribuídas mundo afora, e com respeitável acervo em seu reconhecido atelier, no topo de um terreno com vista privilegiada na localidade de São José do Herval, no interior do Rio Grande do Sul.
Seus “quadros que falam”, são uns dos mais ricos registros sociológicos sobre esse povoado singular.
Em respeito a essa grande perda, o prefeito Jerri Meneghetti destacou o legado do artista para o mundo das artes e para a nossa região. “Reconhecido internacionalmente, Flávio Scholles, contribuiu enormemente para as artes e para a nossa região, tornando se universal, retratando o seu local”, disse o prefeito. Jerri também fez questão de registrar que o artista sempre foi parceiro da educação, recebendo turmas de estudantes com muita atenção.
A Família Scholles informou o que velório terá início amanhã (06/11), às 08h30, na Capela 4 do Crematório e Cemitério Parque Jardim da Memória. A cerimônia de cremação ocorrerá às 17h, no mesmo local.

Prefeitura de Novo Hamburgo publicou nota de pesar

A Prefeitura de Novo Hamburgo manifesta profundo pesar pelo falecimento do artista plástico Flávio Scholles, ocorrida nesta terça-feira, dia 5, aos 74 anos de idade.

À família e amigos, os sentimentos pela grande perda. Natural de Morro Reuter, Scholes foi o mais novo dos 11 filhos de Anna Kieling Scholles e Carlos Scholles. É reconhecido internacionalmente por suas obras em mais de 50 anos de profissão.

Em Novo Hamburgo, um dos legados é o Monumento ao Sapateiro, projetado por Scholles e inaugurado no ano de 1979 na Rótula Papa João XXIII, no encontro das Avenidas Nicolau Becker e Nações Unidas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário