Região

Morro Reuter recebe o Campeonato de Cubo Mágico neste fim de semana

17/08/2024 - 14h12min

Atualizada em 18/08/2024 - 14h32min

Fábio Bini é de São Paulo e já competiu em diversos países (Fotos: Nicole Pandolfo)

Competição integra o calendário oficial da World Cube Association (WCA)

Por Nicole Pandolfo

Morro Reuter – Neste sábado (17) e domingo (18), Morro Reuter sedia mais um campeonato aberto de Cubo Mágico na Casa de Cultura. Participantes de várias idades e de vários estados do Brasil desafiam o tempo para montarem o quebra-cabeça que pode ter diversas formas e tamanhos.

Fábio Bini Graciosi é engenheiro civil, professor, entusiasta do Cubo Mágico e o maior colecionador de cubos do Brasil, com 5600 exemplares. Ele veio de São Paulo para o evento e conta que para organizar as faces do cubo perfeitamente de acordo com as cores, é preciso técnica: “Não tem como montar completamente sem técnica. Você até consegue uma face, mas não completa o cubo. É só aprender as sete etapas do método básico que você consegue montar”, ele explica.

O compeonato tem diversas modalidades, como o 2×2, um cubo um pouco mais simples, voltado para crianças, o piramix, ou a montagem do cubo às cegas, quando os competidores observam o cubo embaralhado e depois precisam resolvê-lo de olhos vendados. Iara W. Kolling, organizadora do campeonato aberto em Morro Reuter, cita os benefícios que a competição traz para a cidade e para quem pratica o cubing: “Além do turismo, as pessoas conhecem a cidade, as pessoas interagem, tem famílias inteiras que vêm pra cá. Essa sintonia entre famílias é muito bom, é uma das coisas que a gente mais vê nos campeonatos.”

O público pode acompanhar as novidades do evento através do perfil do @Morro_Reuter_Cubing_2024 no Instagram.

Sair da versão mobile