Mulheres representam a maioria na Câmara de Presidente Lucena
25/02/2025 - 10h02min
As sessões estão acontecendo no CRAS. Foto: Nadine Dilkin
O Poder Legislativo conta com cinco vereadoras e quatro vereadores
Por Nadine Dilkin
Presidente Lucena – Pela primeira vez as vereadoras são a maioria na Câmara de Vereadores de Presidente Lucena, sendo que cinco mulheres e quatro são homens. No início do ano, a presença maior era masculina, mas com a saída de Valmir Eckardt (PDT) para assumir a secretaria de obras, as mulheres tornaram a maioria com a entrada da suplente Mariângela Fritzen (PDT). “Eu acho muito importante as mulheres estarem a frente, e elas têm um olhar diferente, amoroso. Ela consegue enxergar mais coisas ao mesmo tempo”, relata ela.
As sessões continuam acontecendo na sede do CRAS, todas as quartas-feiras, às 19h30, até a conclusão da reforma do prédio da Câmara de Vereadores. Segundo a presidente da Câmara, Jordana Carla Schmitz (PDT), a previsão de conclusão das reformas será no mês de março.
Carine Medtler (MDB), é professora, está no seu primeiro mandato. “Primeiro pretendo ouvir a população, indiferente da área. Estar atenta no que a comunidade traz e poder auxiliar o poder executivo para que essas demandas sejam atendidas. A expectativa está grande, a população está me procurando. Acho importante esse diálogo, entre legislativo e executivo, que possamos trabalhar juntos. Mesmo eu sendo oposição, trabalhamos pelo município.”
Eva Rosane Schmitt (PDT), empresária, está no seu segundo mandato. “Pretendo continuar auxiliando a população no que for necessário e pensando no bem de cada munícipe. Agora estamos trabalhando forte no turismo. Queremos aumentar o turismo, pois muitas pessoas passam pelo município para ir para Serra e não ficam aqui. Minha expectativa é boa, e como fui reeleita, acredito que fiz um bom trabalho e pretendo melhorar sempre mais.”
Greice Schneider (MDB), agricultora, está cumprindo seu primeiro mandato. “Como eu venho de uma família de agricultores, meu propósito é trabalhar nesse setor, mas não deixando a educação e a saúde de lado. Quero trabalhar para o bem dos munícipes. Minha expectativa é positiva, espero que a administração e os vereadores trabalhem juntos. E na Câmara de Vereadores devemos ser um grupo unido, trabalhando por todos.”
Jordana Carla Schmitz (PDT), é chefe de setor lavanderia, está no seu primeiro mandato. “Pretendo trabalhar pelo povo lucinense, com muita dedicação e transparência, para sempre ter o melhor para o povo, lugar onde vivo. Os setores que quero investir é saúde e educação, seria os principais e essenciais para mim. Tenho expectativas boas. Pretendo trabalhar muito em prol do povo lucinense.”
Mariângela Fritzen (PDT), contadora, está no seu primeiro mandato. “Eu defendo sempre a família e a escola. Meu objetivo é que a gente continue levando essa educação, que temos como referência no município. Continuar com a escola integral, que é um dos poucos municípios da região que ainda tem. Acredito que não terá grandes mudanças no mandato, mas vamos dar continuidade e buscar novos recursos.”