Conecte-se conosco

Região

Museu Histórico de Dois Irmãos está agora na ‘Casa Rosa’

26/02/2025 - 10h18min

Acervo foi transferido para a Casa Konrath, conhecida como ‘Casa Rosa’

Acervo já estão na ‘Casa Rosa’, e partir de março podem ser visitados pela comunidade Crédito: Bruno Wingert

O Museu Histórico Municipal de Dois Irmãos está passando por uma restauração. Com isso, seu acervo foi transferido temporariamente para a Casa Konrath, também conhecida como ‘Casa Rosa’, que fica na Avenida São Miguel, nas proximidades do museu. No local provisório, já funcionava o Núcleo de Apoio às Escolas (NAE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação. As visitações serão possíveis a partir do mês de março.

A obra de restauração tem duração estimada de dois anos até sua conclusão. A casa construída na primeira metade do século XIX, que abriga o Museu Histórico de Dois Irmãos, tem 35 anos de atividade como museu, e a restauração trará nova vida a esse lugar que preserva uma grande parte da história da nossa comunidade e do município.

CASA TEMPORÁRIA 

O vice-prefeito Juarez Stein, destacou o trabalho dos servidores nesta mudança temporária do museu. “O local ficou muito bonito, esse espaço era o ideal. Essa casa rosa tem muita história também, a transformação deixou um ambiente muito melhor, e toda a comunidade está convidada para visitar”, citou Juarez.

A chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, destacou sua alegria com a casa temporária. “Junto com o museu a secretaria da cultura está instalada aqui. O museu precisava muito do restauro”. Elisandra também destacou que outro ponto histórico do município que será restaurado é o Moinho Collet.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Luis Maicá, destacou a escolha pela Casa Rosa. “Nós precisávamos de um espaço para guardar todo o acervo do nosso museu, que iniciou na data de segunda-feira (24), a sua restauração. Também resolvemos otimizar esse espaço, com o departamento de cultura, que estará perto acompanhando as obras do museu”.

Acervo foi transferido para a Casa Konrath, conhecida como ‘Casa Rosa Crédito: PMDI

 Iniciativa

O restauro conta com patrocínio das empresas Killing SA Tintas e Adesivos, Calçados Pegada, Grupo GG10, Grupo Herval, Grupo Panvel, Kinei Calçados e Confecções e Grafdil Impressos, e contrapartida do Município de Dois Irmãos. Juntas, as sete empresas somam R$ 1.350.000.00 em patrocínios para a obra de restauro, orçada em R$ 1.938.795,00. A iniciativa do restauro é do município de Dois Irmãos e da Associação Cultural Cantares, com planejamento cultural da produtora Simples Assim e financiamento do Pró-Cultura RS – LIC da Secretaria da Cultura do RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.