Conecte-se conosco

Região

Mutirão da Saúde desafoga filas de espera de Dois Irmãos e região

11/09/2023 - 14h44min

No primeiro dia, 18 pacientes fizeram exames pré-operatórios

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos –Uma iniciativa da Associação dos Voluntários do Hospital São José desencadeou um Mutirão de Saúde que irá beneficiar em torno de 150 pacientes que aguardavam na fila de espera do SUS em Dois Irmãos. Com os valores arrecadados no último chá oferecido pela entidade e doações feitas pela comunidade e empresas locais, exames pré-operatórios estão sendo realizados em pacientes que aguardam há 4 anos por cirurgias de hérnia e vesícula.

Inicialmente, o chá beneficente realizado no dia 29 de junho deste ano, teria os valores destinados às vítimas do ciclone extratropical que atingiu a cidade no início do mesmo mês. No entanto, com a atuação da Prefeitura que atendeu as demandas da população afetada, a coordenação dos Voluntários do Hospital decidiu dar uma nova finalidade às doações. Em contato com o Secretaria de Saúde do município, a Associação fez um levantamento da fila para exames e pequenas cirurgias e organizou um mutirão para realização dos testes pré-operatórios.

Exames têm resultados prontos no mesmo dia

Exames iniciaram semana passada

Nesta fase, os pacientes estão realizando hemogramas em salas cedidas pelo Hospital São José. Dois laboratórios de Sapiranga foram selecionados através de um orçamento e coletam os testes no local, com resultados entregues no mesmo dia.

Sônia Lurdes dos Santos foi contemplada pelo mutirão. Ela conta que aguarda uma cirurgia para remoção de pedras da vesícula há 4 anos. A expectativa é que a cirurgia aconteça até o final de setembro, o que trará alívio, já que ela convive com as dores e os riscos da condição desde 2019: “Vou ter uma melhor qualidade de vida. Segundo o médico, a cirurgia é necessária, porque de uma hora pra outra uma pedrinha pode entrar no canal, inflamar e isso se tornar um problema gravíssimo.”

Laboratório realizou a coleta no Hospital São José

A Prefeitura de Dois Irmãos formalizou contrato com o Hospital de Sapiranga, onde as cirurgias serão realizadas a partir da semana que vem. Segundo o secretário de saúde Nilton Tavares, “o grande número de pacientes na fila foi consequência do afunilamento causado pela pandemia, que priorizou os procedimentos de alta complexidade”. Nilton explica que o mutirão trará benefícios não somente ao município, mas também para a região, já que a ação abrange procedimentos que seriam de competência do Estado.

Ação expandiu para Morro Reuter

O Mutirão, iniciado pela Associação, também irá atender Morro Reuter. Serão realizadas 94 ressonâncias magnéticas, zerando a fila de espera para este exame no município. A prefeita Carla Chamorro (PTB) diz que a iniciativa ratifica o êxito da parceria em benefício da população. Atualmente, a Associação dos Voluntários do Hospital São José integra o Conselho Municipal de Assistência Social de Morro Reuter. “Como existe uma demanda reprimida da qual o Estado não está dando conta, vimos necessário fazer investimentos com recursos do município”, explica Carla. Ela diz que entre as ações que serão realizadas no mutirão estão cirurgias de catarata, mais sessões de fisioterapia, consultas com especialistas, entre outras.

Doações

Neusa Therezinha Meurer, presidente da Associação ressalta a importância do trabalho voluntário no auxílio àqueles que não tem acesso a atendimento particular: “Me machuca muito quando eu vejo a saúde das pessoas não ser levada em consideração. Se tu puderes ajudar, ajuda! É muito mais fácil do que colocar uma pedra no caminho do outro.”

É possível fazer doações e contribuir para o Mutirão da Saúde e demais ações beneficentes da Associação através do pix 27.746.480/0001-90 (Cnpj).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.