Conecte-se conosco

Região

Não é histórico, mas um estímulo para o resgate da nossa história

21/03/2024 - 17h47min

A 1ª reunião a nível nacional para tratar da emancipação de Morro Reuter, no Klaus Haus, no dia 11 de setembro de 1990: Elton Wedig, Felipe Seger, deputado Vitor Faccioni, Leopoldo Kochann, Denise Maldaner e seu pai, Alcino Maldaner (Aliás, no Klaus, há um verdadeiro museu de imagens da história local e que vale a pena conferir). (CRÉDITOS: ELTON WEDIG/KLAUS HAUS)

Passado, presente e futuro de Morro Reuter registrado nestas páginas pela visão das pessoas da comunidade

Por Mauri M.T.Dandel

Este conteúdo faz parte do Especial de Emancipação de Morro Reuter

Costumo sempre dizer que, longe de ser um caderno histórico, o objetivo destes cadernos de emancipação, não é outro senão provocar e estimular o resgate e o registro de fatos, fotos, objetos, memórias e costumes históricos de Morro Reuter.
Não fosse este motivo, não teríamos ido as ruas para ouvir moradores sobre o passado, o presente e o futuro. Não fosse este Especial, não teríamos a imagem desta primeira reunião para emancipação do município, nem àquela capa (da outra imagem) do Especial de 2018, trazendo o teleférico, que ficou apenas no projeto e no imaginário do que teria sido a cidade, no campo do turismo, se ele tivesse saído do papel. Aliás, conteúdo, fotos e histórias não faltam, daria para fazer 100 páginas, mas fica alguma coisa para o próximo ano!

HISTÓRIA

Boa parte da história já está nos livros e em jornais históricos – a exemplo dos cadernos de anos anteriores do Diário, com entrevistas de pessoas que viveram a história – entretanto, há detalhes, costumes e informações que existem apenas nas memórias e nas conversas das pessoas, o que pode ser um risco, se não for documentado.
E este é o objetivo deste trabalho. Ele é histórico, não há como fugir – apesar de que este não seja o objetivo – pois contém informações, fatos e fotos históricas. Mas o cerne do especial deste ano é abordar a história e a cultura sob um novo olhar, com o objetivo de estimular as pessoas para que o resgate histórico seja um assunto corriqueiro e uma preocupação constante, afinal, nossa história não pode ser esquecida ou apagada.
Sendo assim, este caderno parece repetitivo quando fala da história, ouvindo pessoas de cabelos brancos contando o que viram e ouviram aqui ao longo dos anos. Mas, ele é inovador, pois dá voz a quem muitas vezes não teve, assim, vamos documentando opiniões, visões e histórias de pessoas que fazem a história que não foi fácil, ao longo dos anos, pois desde que os imigrantes abriram suas picadas até os dias de hoje, desafio é a palavra!
Desta forma, vamos “documentando” – jornal hoje, documento amanhã – um pouco sobre os anos 1950 para cá, relativo a assuntos que correm paralelo aos livros, quem sabe, no futuro, este caderno não seja também histórico!
Uma boa leitura a todos! Um muito obrigado a todos, de coração!
Herzlichen dank!

Mauri Marcelo Toni Dandel
MTB/RS – 18.022

AGRADECIMENTO

Um singelo obrigado, mas carregado de agradecimento, é o que ofertamos como pagamento às pessoas que colaboraram com a realização deste caderno. Seja através de anúncios e patrocínios, seja nos cedendo fotos e conteúdo, nos contando detalhes e informações acerca de determinados fatos e épocas relevantes que foram utilizados para compor este caderno.
Citar nomes é deselegante, pois reza o protocolo que é impossível não esquecer algum. Portanto, nosso muito obrigado a todos.
Obrigado! Herliz Dank

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.