Região
“Nem na bala vocês me tiram daqui”, diz homem que foi preso pela Guarda de Estância Velha
Estância Velha – Por volta das 23h30, a Guarda Civil Municipal foi chamada para atender uma ocorrência de violência doméstica no bairro Rincão. Ao chegar no endereço, os policiais foram informados que o acusado, de 33 anos, havia agredido brutalmente sua companheira pela manhã, a pegando pelo pescoço e deixando marcas visíveis.
A filha da vítima, revoltada com a situação, retirou a mãe, de 47 anos, da casa e acionou as autoridades. Mas o agressor voltou à cena do crime horas depois, já na noite. Ele pulou o muro da residência e ficou aguardando a mulher, sentado na área externa, como se nada tivesse acontecido.
Ciente do que havia ocorrido na manhã, o dono do imóvel tentou impedir sua entrada, mas, acabou sendo ameaçado. Com a chegada da guarnição, a vítima foi chamada e confirmou as agressões. Questionado, o agressor, demonstrando frieza, admitiu que realmente a enforcou.
Como o homem havia retornado ao local, a mulher, com medo, não hesitou: decidiu representar criminalmente e solicitou uma medida protetiva. Quando os policiais informaram que ele seria conduzido à delegacia, o homem se transformou. Avançou contra os agentes, gritando: “Nem na bala vocês me tiram daqui!”
Foi necessário uso moderado da força para conter o detido, que resistiu violentamente a condução para registro, ameaçando e investindo fisicamente contra os GCMs, que o conteram, algemando-o e conduzindo até à DPPA de São Leopoldo.
Já na delegacia, o caso foi registrado como violência doméstica, ameaça e resistência, em que o agressor irá responder. O flagrante foi afastado em virtude da agressão ter ocorrido na manhã, sem haver o registro do fato.
A mulher, querendo agora, passará a ser assistida pelo programa Mulheres Protegidas do município de Estância Velha, que contempla a proteção da vítima em tempo integral, através da patrulha da GCM, além do atendimento psico social do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS).
