Conecte-se conosco

Região

NESTE SÁBADO: Santíssima Trindade celebra 110 anos com grande baile de Kerb em Santa Maria do Herval

01/06/2023 - 18h47min

Atualizada em 01/06/2023 - 19h00min

A capela foi inaugurada em 06 de julho de 1913 (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Construída em 1913, a Capela Santíssima Trindade de Padre Eterno Baixo completa seus 110 anos de história. E, para tanto, neste sábado (3), a Comunidade Católica realizará um grande baile de Kerb – um dos maiores e mais tradicionais da região.

A celebração começa com missa às 18h30. A janta terá início logo após, às 20h. No cardápio têm carne de porco e gado assadas no forno a lenha, linguiça, batata à dorê, massa, molho, arroz, maionese chucrute e saladas.

O cartão antecipado custa R$ 50 e pode ser adquirido pelo 051 99576-5215 – com Cláudio. Na noite custa R$ 65.

A animação será com banda típica Macht Musick e, após, 0800.

 A história da Santíssima Trindade

De acordo com os registros do professor Nicolaus I. Weber [em 1931 no Familien Freund], os primeiros colonos alemães chegaram ao Padre Eterno a partir de 1855. Entre eles estavam as famílias Fries, Dewes, Müller entre outros.

Por volta de 1883 chegou uma nova leva de colonos. A maioria deles do Walachai, Dois Irmãos, Morro Reuter e São José do Herval – dentre elas as de Cristian Frank, Johann Brusius, Peter Vogel, Adam Hoff, Matias Marmitt, Peter Kräemer, Heinrich Kräemer, Peter Schein entre outros.

A primeira tarefa era abrir e alargar as estradas pelo mato, por onde os produtos coloniais produzidos por eles pudessem ser escoados. As casas comerciais mais próximas naquela época eram a de Gothardo Fleck, do Kieling de São José do Herval, e a mais completa era a Casa Comercial Brusius no Schunk, entrada do Walachai.

Em 1888 a comunidade construiu uma escola provisória – cujo prédio era utilizado pelos colonos para celebrar suas missas e devoções dominicais.

Conforme registros, o Pe. Amstadt esteve no Pe. Eterno quando fez o enterro de uma criança de Peter Kräemer.


Educação e religião: a principal base


Como o prédio escolar servia para atividades religiosas, os padres jesuítas começaram a rezar a missa periodicamente até a construção da capela.

Em 1899 o Pe. Joseph Brehort fez a primeira cerimônia na escola e, assim, encorajaram os moradores a construir uma capela.

Com a obra iniciada em 1910, a capela foi inaugurada em 06 de julho de 1913 com a bênção do Pe. Tintan Barlocher, cuja padroeira escolhida foi a Santíssima Trindade.

Com a criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a capela da Santíssima Trindade passou a fazer parte dela, tendo sido escolhido como primeiro fabriqueiro Jacob Schuh. Na época a comunidade contava com 173 famílias, totalizando 960 pessoas.

Em 1956 a capela da Santíssima Trindade foi totalmente reformulada, aumentando-se o seu comprimento e a construção da torre de pedras, dando um novo e amplo espaço para os fiéis da capela.

A celebração


A Trindade ou Santíssima Trindade é a doutrina acolhida pela maioria das igrejas cristās que professa a Deus único preconizado em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Para seus devotos e defensores, é um dos dogmas centrais da fé cristã, sendo considerado um mistério.

O Kerb do Pe. Eterno Baixo não tem data fixa, pois depende como cai a Páscoa de cada ano.

Por que Padre Eterno?

Contam que, antigamente, enquanto os padres vinham só uma vez por ano, tinha um tal de Inácio Coelho do Santos que rezava o terço e fazia os enterros. Este homem era chamado de “Ewiger Vater”, na tradução, Padre Eterno.

Depois, com o desmembramento das localidades, ficou o Padre Eterno Baixo, Alto, Ilges, Fazenda Padre Eterno…

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.