Região
Noite de celebrar a história da Brizoleta de Serra Grande
Será um grande encontro entre ex-alunos, professores e comunidade
Por Cleiton Zimer
Serra Grande / Gramado | A história de uma geração inteira que estudou na Escola Municipal Flores da Cunha – a Brizoleta da Serra Grande –, será celebrada neste sábado, 23.
Segundo a moradora Enice Schneider, 63 anos, que foi aluna do colégio entre 1968 a 1972, a ideia surgiu depois que o prefeito colocou-a na Expo, em Gramado. “Ali tem a Festa da Colônia onde todos viam a escola montada, com bancos e tudo, e surgiu a ideia de fazer o encontro.”
Nice, como é conhecida, ficou encarregada da organização. E muito mais que reunir os antigos alunos, ela pensou em fazer uma homenagem desde o início da história, desde 1960 até 1992. “Em 92 só tinha mais seis alunos e encerrou.”
A primeira professora
Ela conseguiu contato com a primeira professora, Iraci Sthal, 85 anos. “Infelizmente não vai conseguir comparecer por ter formatura da neta.”
No total ela localizou os 10 mestres que passaram por lá. “A última professora infelizmente é falecida.”
Os que passaram são: Iraci Sthal, Ilse Dambros, Geci Land, Mariane Piangers, Vera Lúcia Schneider (falecida), Rosa Maria Libardi, Analise Schneider, Sonia Beatris Marschner, Alice Inês Ghesla e Maria Doraci Ghesla.
No total 215 alunos estudaram na escola nestes anos todos. A maioria confirmou presença para a noite e sábado.
Antes, as aulas eram na Igreja
Antes da Brizoleta, até 1960, os alunos tinham aula na Igreja Evangélica, ao lado. Na época era chamada Escola Marechal Hermes.
“Com essa foto um dos antigos alunos da Igreja deu ideia de chamar este pessoal. Fui atrás do povo. Feliz que consegui muitos, a maioria é falecida, mas os que estão aqui vão comparecer todos, os filhos vão levar para a homenagem.”
A noite é para todos
Não somente os ex-alunos, mas a comunidade em geral está convidada para a confraternização. O início será às 19h30 no Centro Comunitário Evangélico de Confissão Luterana do Brasil em Serra Grande 1. Animação será com a banda The Willers.
Cartões estão a venda pelo 054 99962-7981 (Melissa) ou 051 99626-5565 (Nice). O valor é de R$ 75 por pessoa.
O lucro será revertido para melhorias no centro comunitário.