Região
NOVA EM PAUTA: Presidente da Piá é o entrevistado desta semana no podcast
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis/Região – O Nova em Pauta desta semana conversa com o presidente da Cooperativa Piá, Jorge Dinnebier, sobre o momento da cooperativa um ano e meio após a tumultuosa saída da antiga gestão e a troca de diretoria. O presidente contou na entrevista que a cooperativa segue trabalhando na reestruturação e com a proposta de voltar às origens. Para isso, voltou a pegar leite apenas de fornecedores dos 22 municípios que ficam num raio de 150km.
Jorge também contou que para os produtores que já voltaram a entregar leite para a cooperativa nestes 22 municípios já começaram e muitos até já receberam toda a dívida. “Vamos ajudar quem nos ajuda”, disse. “Não estamos nos negando a pagar ninguém, mas temos um fluxo que precisamos seguir e quem voltou a entregar o leite começou a receber, parcelado, a dívida também”.
DÍVIDAS – Quando a gestão assumiu a cooperativa, a Piá devia para quatro instituições financeiras. Hoje são três, com as quais o presidente afirma ter conversas abertas sobre a situação da cooperativa. “Eles estão vendo que a gente está agindo com transparência e com isso nos dando prazos e prolongando dívidas”. Além disso a Piá tem dívidas com produtores e diferentes fornecedores.
Preço do leite preocupa
Com a chegada de grandes empresas ao mercado, o preço pago pelo litro preocupa a cooperativa que nem sempre consegue fazer o melhor preço. “A cooperativa funciona como uma reguladora de mercado. Às vezes vai ter os melhores preços, às vezes não. Mas é preciso colocar na ponta do lápis, na média do ano quem pagou mais”.
Retomada
A Piá atua em sua reestruturação e para isso definiu que somente 30% do leite será envasado como UHT. OS demais 70% serão matéria-prima para derivados como o achocolatado, iogurtes e requeijão, que tem maior rentabilidade. O rebranding da marca também ajudou na economia e as novas embalagens representam uma redução de 12% neste custo. Atualmente a Piá arrecada 70 mil litros por dia e conta com 160 fornecedores.