Região

Nova juíza titular da Comarca de Ivoti é apresentada

03/10/2023 - 18h41min

Atualizada em 03/10/2023 - 18h41min

A Comarca de Ivoti, com jurisdição também sobre Lindolfo Collor e Presidente Lucena, tem uma nova juíza titular. A magistrada Caroline Zanotelli foi apresentada na tarde de terça-feira, em evento que contou com a presença de diversas autoridades políticas, policiais e judiciárias, no Salão do Júri, na sede da Comarca local.

Graduada e pós-graduada, especialista em direito constitucional, Zanotelli foi apresentada pelo colega magistrado Vancarlo André Anacleto, que estava ocupando a função de diretor do Foro de Ivoti, provisoriamente, desde a saída de Larissa de Moraes Morais. Os juízes Miguel Carpi Nejar, de Dois Irmãos, e Maurício da Rosa Ávila, de Estância Velha, também estiveram presentes.

A juíza ingressou no poder judiciário em 2001, passou por diversas funções e, em 2021, tomou posse como magistrada. Estava trabalhando 2ª Vara Criminal da Comarca de Viamão e, em Ivoti, assumirá pela primeira vez a titularidade no Poder Judiciário.

Em sua manifestação para os convidados, a juíza falou sobre o momento do Judiciário que, segundo ela, está sempre em transformação. Também agradeceu a receptividade da comunidade e dos servidores e prometeu trabalhar de forma harmônica com todos os órgãos, poderes e funcionários, destacando que é adepta das soluções consensuais entre as partes nos processos.

EXPECTATIVAS E DESAFIOS

Após a apresentação formal, o evento contou com uma confraternização entre o público presente, que a magistrada conversou com as autoridades e concedeu entrevista ao Diário. Elafalou sobre a expectativa de assumir sua primeira Comarca titularizada. “Foi uma preparação e uma espera para este momento. Tive bastante experiência já no Judiciário, acompanhando as transformações. Hoje o magistrado não é só um mero conhecedor de leis, ele precisa estar atento às modificações, mudanças e, principalmente, às necessidades locais”, destacou Zanotelli.

Sobre estas necessidades locais, afirmou que pretende conhecer melhor os municípios e as comunidades, para entender estes anseios. “Vou traçar metas, aparar algumas arestas e tentar tocar no ponto em que for mais necessário para o município. Sempre contando com outros órgãos e poderes, num trabalho mais harmônico e conjunto, pois acho que hoje a solução para as necessidades sociais deve partir do todo, não somente de um único magistrado”, explicou.

Atualmente, a Comarca de Ivoti conta com mais de 10 mil processos parados, algo que será um dos desafios da nova juíza. “Não é um desafio só da comarca de Ivoti, pois é algo que o Judiciário tem enfrentado no período pós-pandêmico. Contarei com a administração do Poder Judiciário e com a corregedoria, que está implementando excelentes projetos, e trabalharei pesado, de forma coordenada com minha equipe, para que consigamos dar vazão a esses números e processos que estão parados”, finalizou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário